Notas da Redação
REFORMA
Não dá para sustentar mais o Centrão na Câmara dos Deputados. O presidente Lula usou o termo “reforça o time” para admitir a necessidade de reforçar o time no Legislativo para este segundo semestre com legendas que se comprometam com seu governo.
HOSPITAL
No instante em que a governadora Fátima Bezerra assinava autorização para reformas no HRTM, em valor superior a R$ 10 milhões, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, em Brasília, reforçava apelo junto à Bancada para obter recursos e construir o Hospital Municipal de Natal.
NEILTON
Nas solenidades oficiais da governadora Fátima em Mossoró, que circulou com desenvoltura foi o deputado estadual Neilton Diógenes. Por onde passou, falou que queria preencher o espaço vazio por Mossoró não ter deputado estadual.
SUCESSÃO
Em Brasília, local ideal para conversas políticas, o prefeito de Natal deixou claro a necessidade de união do centro e da direita para apresentação de candidatura única a sua própria sucessão. Hoje, está em alta o nome do deputado Paulinho Freire.
ALLYSON
O lançamento do nome do prefeito de Mossoró como candidato a governador em 2028 foi um balão de ensaio do ex-senador José Agripino. Quer avaliar a repercussão do nome entre outras lideranças e eleitores estaduais.
CINEMA
A audiência do programa Observador Político superou às expectativas ao entrevistar o professor Almir Nogueira e o historiador Geraldo Maia sobre publicação, com Carlos Almeida, de livro sobre “A história do cinema em Mossoró.”
FINANÇAS
A situação financeira do Estado do RN parece não ter solução a médio prazo. O que farão os próximos administradores, levando em consideração que a folha de pagamento parece ser a causa principal do descontrole e não para de aumentar?
RECURSOS
Ao que se comenta, a situação é mais grave que a revelada pelas fontes oficiais. Entretanto, os mesmos informantes admitem que o apoio do governo federal, diga-se, “companheiro” Lula, poderá colocar as finanças nos eixos. É preciso atravessar 2024.
MEDICINA
Em Natal, a FACEX iniciará as atividades do terceiro curso de Medicina da capital do estado. Mossoró, caminha para ter seu quarto curso de medicina, com o atendimento pela Universidade Católica das exigências do Ministério da Educação.
REDUÇÃO
O senador Styvenson Valentim pediu urgência para aprovação do PL 2.822/2022, de sua autoria, que acrescenta a doação de órgãos duplos como hipótese de remição da pena privativa de liberdade. A doação pode ser feita por pessoas vivas ou mortas.