Moradores do Vingt Rosado realizam debate sobre segurança pública
Moradores do conjunto Vingt Rosado realizam neste sábado, 27, debate sobre segurança pública na localidade. O evento começa com concentração na praça do conjunto às 16h, seguida por cortejo pelas ruas, voltando para o prédio da igreja em frente à praça, onde o Major Gomes, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) irá conversar com os participantes do movimento sobre as ações desenvolvidas na localidade, além de ouvir sugestões.
“Participamos de reunião com o 12º BPM, o Major Gomes ouviu nossas demandas e e implantou esquema de segurança com viaturas sempre presentes, o que ajudou a reprimir a criminalidade. A polícia tem estado mais próxima da comunidade e essa reunião de sábado irá fortalecer os esforços conjuntos pela segurança”, disse o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Vingt Rosado (Amorvir), Asclepius Saraiva.
O presidente da associação conta que, hoje, policiais e o próprio Major Gomes participam do grupo dos moradores do conjunto no aplicativo whatsapp, através do qual ficam sabendo de ocorrências na localidade mais rapidamente.
“Implantamos o trabalho de patrulhamento com abordagens no Vingt Rosado há 20 dias e também focamos no maior contato com a comunidade. O oficial que organiza as viaturas está no grupo dos moradores no whatsapp e a partir dos relatos dos moradores já encaminha viaturas para atender as ocorrências. Os números já mostram redução de 40% nas ocorrências no conjunto nestes 20 dias”, afirma o Major Gomes.
Outro aspecto positivo apontado pelo Major na aproximação da polícia com a comunidade é que, ouvindo os moradores, é possível traçar perfil das ocorrências na localidade, saber quais os pontos com mais casos de violência, ruas sem iluminação, horários que mais ocorrem assaltos e etc. A partir destes dados as ações de segurança são planejadas.
Em relação à reforma e reabertura do posto policial do Vingt Rosado, antiga reivindicação do conjunto, o Major Gomes informa que as equipes do 12º BPM estão elaborando estudo de caso para pleitear o funcionamento da unidade no conjunto. Ele declara ainda que, em março, devem chegar cinco containers à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para serem usados como bases de apoio policial na cidade, sendo que um container será destinado ao Conjunto Vingt Rosado.