Leituristas da Cosern ajudarão no mapeamento de focos do Aedes aegypti
As equipes de leituristas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) participaram de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus. Ao todo, passaram pelo treinamento 480 leituristas, sendo 300 de Natal e 35 de cada polo do interior, nos municípios de Mossoró, Currais Novos, Caicó, Caraúbas, Pau dos Ferros e Assu.
A parceria entre o grupo Neoenergia (Cosern) e a Sesap ajudará a monitorar mais de 1,3 milhão de residências em todo o Estado. Os profissionais da Cosern irão observar a área externa das casas e a via pública e, através do mesmo equipamento usado na leitura da energia, mandarão as informações para a Sala de Situação da Sesap, que monitora os focos do mosquito no RN.
“Na prática, o trabalho do leiturista será fotografar as área de riscos e enviar, para a Sala de Situação da Sesap, as coordenadas geográficas do local, como terrenos baldios e piscinas abandonadas. Eles assimilaram bem essa missão e estão dispostos a engrossar essa luta”, afirma responsável técnico pela Central de Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como os carros de “fumacê” no estado, Walter Luís dos Santos.
O responsável pela UBV explica que os relatórios dos possíveis focos do mosquito, identificados pelos leituristas, serão disponibilizados semanalmente. A partir deste dados, a Sesap planejará ações específicas para cada área levantada.