Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - A DEPRESSÃO E A FÉ - com Ricardo Alfredo - [email protected]

PENSAMENTO – A dor da depressão

“A dor da depressão que fere a alma, pode ser anulada pela oração e pela fé”.(Teólogo: Ricardo Alfredo)

A DEPRESSÃO E A FÉ

O mundo vem sofrendo diversas consequências duras, acredito que a motivação dessas duras provas, vem do egoísmo e da ganância sem fim em que a humanidade mergulhou.

Uma dessas duras provas para a humanidade, foi a pandemia, o Covid, que causou, e que ainda vem causando diversos transtornos, no corpo, na alma e no espírito humano.

Esta dura prova, deixou um rastro de doenças físicas, perdas de entes queridos, diversos problemas financeiros, desemprego em massa, saúde mental abalada de grande parte da humanidade, incompreensão, separação, angústia e dor. E pior, a mente abalada pela depressão, é muitas vezes incompreendida pelos parentes e amigos, que pensam que é um capricho ou falta de vontade de vencer, o que não é verdade.

A depressão, de acordo com os mais renomados pesquisadores, “é um distúrbio afetivo que gera tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de apetite, falta de ânimo, ausência de prazer e oscilações de humor que podem até mesmo levar a pensamentos suicidas”.

Lógico que a depressão não é algo novo, pois a humanidade vem sofrendo dela, desde do raiar da vida, e da tomada de posição, quanto a seguir o seu próprio rumo de egoísmo.

E nestes tempos modernos, a depressão é uma fase tremendamente difícil na vida da humanidade, de modo que todos, ou quase todos, precisam de socorro quanto a saúde mental.

É importante saber que a depressão também surge das lembranças de coisas ruins e de fatos dolorosos que deixamos acumular no coração. As mágoas, as tristezas, as angústias e dores, devem serem sempre lançadas na presença do altíssimo rei, que lhe dará o consolo certo.

A fé é importante, na cura da alma deprimida. No entanto, a orientação a médica, também é fundamental em diversos casos. Pois, é através da sabedoria humana, medicina, e de um profissional especializado, que seja capaz de aplicar medicamentos e terapia, que junto a fé, encontramos a vitória sobre a depressão. E mesmo que outros da mesma fé, não possam compreender, não há nada de errado em buscar ajuda médica, pelo contrário, é muito importante ser assistido por um profissional que possa, nos limites da medicina lhe ajudar, e a fé, será a sustentadora da cura.

Quanto a fé, as Sagradas Letras, tem orientação específica a quem sofre de depressão, vejamos: você não está sozinho – “O eterno Rei universal, Deus, comunica a humanidade: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13:5); quando a solidão, e os momentos de tristeza vem ao seu encontro, lembre-se, o olhar de Deus está em você, e o seu amor está disposto a lhe ajudar. Afirma o apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro”. (Romanos 8:35-36); Sentir depressão, e ser acometido por ela, não significa que Deus lhe abandonou, pelo contrário, a sua mão está estendida para ajudá-lo e socorre-lo no tempo da angústia. O seu consolo é Deus – “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” (Mateus 5:4); O amor de Deus, se revela quando não podemos mais suportar. Então, Deus vai lhe curar e lhe consolar. A promessa da alegria de volta – “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6); O próprio Deus promete que a tristeza vai passar. Mesmo que aparentemente o sofrimento e a tristeza, tente ocupar todo o lugar em sua vida, vai passar, creia. No entanto, a promessa está na transformação da tristeza em alegria. Diz o salmista: “Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria”, (Salmos 30:11) Creia e esperem em Deus pacientemente; O futuro que Deus tem para você – “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

Portanto, devemos ser pacientes na tribulação, mesmo que a tristeza venha a nos deixar em situações dolorosas, que levam a alma a profunda tristeza. E jamais devemos deixar de acreditar nas promessas de Deus, visto que Ele nos trata, com a doce presença consoladora do Espírito Santo, quando estamos deprimidos e nos sentido só.

ROTARY EM AÇÃO

Antes do passeio, colocando as forças em ordem.

Passei ciclístico organizado pelo Rotary Club Mossoró. Parabéns pelo evento.

Visita na Associação de Moradores do Riachinho para avaliação da ação juntamente com o presidente da Associação, Reinaldo.

FESTA DO CORAL LOUVORES E ADORAÇÃO DO PERNAMBUCO

Irmã Antônia Maria, Mulher perseverante na obra de louvar ao Rei dos reis. Parabéns a sua dirigente e aos componentes deste magnifico coral.

GRUPO CANDEIA DA PALAVRA 

NOTÍCIA BOA

Nosso querido irmão Padre Sátiro recebe alta hospitalar e volta para casa. Estamos todos orando ao Eterno Deus para sua recuperação ser plena.

PARCERIA CULTURAL

AMARP & CLUBE DE MÃES RITA BASÍLIO em parceria cultural, vem dando um show de atuação na cidade de Mossoró.

ACJUS – REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA GRANDE FESTA

ACJUS na casa do mestre Geraldo Maia, ocorreu a reunião preparatória para o programa de trabalho sobre o Tributo ao acadêmico Elder Heronildes da Silva – cuja Sessão Solene está prevista para o dia 9/9/23 – a partir das 19h.

PERSONALIDADE DE MOSSOROENSE

Duas grandes personalidades da história de Mossoró e do RN, o padre Sátiro e o nosso irmão Lúcio Ney.

TESOUREIRO DA ACJUS, VISITA A CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO DR. ELDER HERONILDES

Como tesoureiro da instituição (ACJUS), estive acompanhado a construção do auditório, que estar bem avançado e em breve estaremos inaugurando e entregado a Mossoró um dos mais belos auditório para reunião e apresentações de todo o povo mossorornese.

COMUNICADO – MUSEU DO SERTÃO

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 20 de julho a 20 de agosto do corrente ano (2023), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail [email protected]. Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II. Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fornecer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser entregue no Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:

1- DIA DA VISITA: 2 de setembro (sábado), do corrente ano.

2- HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.

3- ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.

4- LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7.

5.WHATSAPP: (84) 99972-2139.

6- E-MAIL: [email protected]

XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO 

   

O encontro XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO será na Manhã do dia 02 (dois) de setembro (sábado) de 2023.

ATENÇÃO, SEJA UM DOADOR DO MUSEU DO SERTÃO

Quem desejar ser um doador de peças, para enriquecer o acervo do MUSEU DO SERTÃO é só entrar em contato com o Prof. BENEDITO VASCONCELOS MENDES (Whatsapp 9 9972-2139), que ele irá receber a(s) peça(s). Qualquer tipo de utensílios, máquinas, apetrechos de trabalho, implementos agrícolas ou objetos de uso doméstico, que tenha entrado em desuso são importantes para compor o acervo do referido Museu.

O Curador do Museu do Sertão e as futuras gerações agradecerão esta(s) oferta)s, que irão imortalizar o “Modus vivendo” do homem nordestino. Dê sua importante contribuição a este museu.

PROGRAMA DA ACJUS NA RÁDIO FM 105

Todos os sábados na Rádio, FM 105, das 10h às 11h, o programa da ACJUS vai ao ar sobre a direção e coordenação de Edilson Gonzaga Junior, nosso querido amigo e irmão e Ricardo Alfredo. Sempre te sido um show, com a boa música, a grande diversidade de participantes e orientações em diversas áreas.

PESQUISADOR E ESCRITOR: RICARDO ALFREDO

Ore comigo este salmo. (este salmo é uma Oração de pedido de proteção ao eterno Deus – Salmo 91)

  1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
  2. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
  3. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
  4. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
  5. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
  6. nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
  7. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
  8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
  9. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
  10. nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
  11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
  12. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
  13. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
  14. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.
  15. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.
  16. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação. (amém)

Deixe um comentário