NOTAS DA REDAÇÃO
CANDIDATURA
Para o ex-senador José Agripino o prefeito Allyson Bezerra, tem todos os requisitos para disputar o Governo do Estado em 2026. Acredita que Allyson será reeleito e, nas eleições de 2026 terá completado 34 anos, idade permitida para a disputa do cargo de governador.
POSSE
Assumiu, na manhã de ontem, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso. Entre as declarações está a possiblidade da criação de uma nova Diocese no estado do Rio Grande do Norte que atualmente, contra com três, Natal, Mossoró e Caicó.
VIOLÊNCIA
Dom João Santos Cardoso é baiano e era bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Além de religioso, tem formação universitária, com especialidade em filosofia e estudos acerca da violência urbana, é doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana e foi professor da Universidade Estadual da Bahia.
CAERN
A população de Mossoró está impaciente com a CAERN que não parece estar preocupada com o desabastecimento, na cidade de Mossoró. Aliás, para muitos, está faltando um representante político da cidade para levar as queixas locais à Assembleia Legislativa e à Governadoria.
SUCESSÃO
Analistas políticos consideram que, hoje, o prefeito Álvaro Dias e o ex-prefeito Carlos Eduardo são os nomes mais importantes no tabuleiro político da capital. Pode depender dos dois a eleição do candidato que irá ao segundo turno, possivelmente concorrendo com a deputada Fátima Bonavides.
UNIÃO
Os três senadores potiguares, Zenaide Maia, Styvenson Valentim e Rogério Marinho votaram juntos a favor do projeto de lei que compensa perdas de estados e municípios com o ICMS sobre combustíveis e energia. 20%
BOLSONARO
O TSE marcou para a próxima terça-feira (10) julgamento de três ações de investigação judicial eleitoral contra o ex-presidente Bolsonaro, por suposta utilização de prédios públicos federais para realização de atos de campanha eleitoral, o que é vedado por lei.
INVESTIGAÇÃO
Entre os atos investigados constam ainda transmissões ao vivo com teor eleitoral feitas a partir dos palácios da Alvorada e do Planalto, além de entrevistas coletivas realizadas no Alvorada em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou apoio a Bolsonaro.
DEFESA
O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, defendeu que as ações sejam rejeitadas pelo TSE, pois não há como se provar impacto substancial dos atos investigados sobre o resultado da eleição, diante da “falta de evidência da repercussão danosa do fato sobre a legitimidade do processo eleitoral.”
STF
Certo ou errado, os senadores protocolaram Proposta de Emenda à Constituição que restringe mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal a 15 anos. A ideia está parecendo mais uma reação ao comportamento de alguns ministros do STF que não estão sendo aceito pelo Poder Legislativo.