Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
A ESPADA NÃO SAIRÁ DE SUA CASA - (Artigo da Semana) – [email protected]
A ESPADA NÃO SAIRÁ DE SUA CASA
“Portanto, agora a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto desobedeceste a minha Palavra e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que ela se tornasse tua mulher”. (2 Samuel 12:10)
Assim como foi profetizado, a espada jamais saiu da casa do rei Davi. E seus irmãos por parte de pai, sempre se levantam contra o seu reino. Todavia, a esperança da casa de Davi, estar na chegada do rei prometido, que se assentara no trono.
Porém, para que, se cumpra todas as profecias, que nunca se perderam nos ventos, os fatos vêm desenrolando na história. E em breve, o rei eterno, romperá os véus celestiais e, como resposta a humanidade descerá em Jerusalém.
Para grande parte dos pesquisadores, a origem dos conflitos entre árabes e israelenses está diretamente relacionada com o surgimento do sionismo no final do século XIX. O sionismo teve origem oficialmente em 1896, a partir de um livro publicado por um jornalista húngaro que se chamava Theodor Herzl. Esse livro chamava-se “O Estado Judeu e defendia a ideia da criação de um Estado para os judeus”.
No entanto, para que todas as profecias sejam cumpridas, a história registra:
1- Em 1948, estoura a 1a Guerra Árabe-Israelense, denominada de Guerra de Independência de Israel. E no dia 14 de maio de 1948, Israel para declarar sua independência. Logo em seguida, é formada a liga árabe, com as seguintes nações: Transjordânia, Egito, Síria, Líbia e Iraque, declaram guerra a Israel.
2- No ano de 1956, com a nacionalização do canal de Suez, que era dominado pelos Britânicos, e o fechamento do estreito de Tiran, eclodiu a 2a Guerra Árabe-Israelense, contra as medidas de Nasser. As nações da França, Grã-Bretanha e Israel atacam a zona do canal.
3- 1967, ocorre a 3ª guerra entre Árabe-Israelense. Conhecida na história como a Guerra dos 6 dias. Muitos fatos contribuíram para a 3ª guerra, entre eles podemos citar: a criação do Fatah; em 1964 a conferência do Cairo, onde foi criada a OLP – Organização para a Libertação Palestina.
4- Em 1973, novamente estourou a guerra Yom Kippur. Sendo a 4ª guerra Árabe-Israelense. A guerra foi motivada pelo desejo árabe de recuperar os territórios perdidos (península do Sinai e Colinas de Golã).
A sequência história que envolve estado de Israel, é: 2 de novembro de 1971, é lançada ao mundo a carta de declaração Balfour. Que é apoio do governo britânico ao estado de Israel; em 1922, a liga das nações passou a atuar na criação de uma pátria para o povo judeu; já, entre os anos de 1936 e 1939, ocorreu diversos conflitos nas colônias, entre o povo Árabe e o povo judeus; eclodiu a Segunda Guerra Mundial nos anos de 1939 a 1945, que teve como palco, a Europa e Pacífico. E foi dentro deste período que ocorreu o trágico holocausto que dizimado mais de seis (6) milhões de Judeus; em 1947, é aprovado a divisão da Palestina; 1948, no dia 14 de maio, é criador o estado independente de Israel e eleito o seu primeiro-ministro David Ben-Gurion; neste mesmo ano, 1948, Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Líbano invadem o território de Israel; em 1949, a nação Israelita é reconhecida pela ONU, como nação independente; no dia 5 de julho de 1950, a autoridade Israelita promulga a lei do retorno; em 1964, surge a OLP – Organização para a Libertação da Palestina; 1967, ocorreu a guerra dos seis (06) dias, de Israel contra o Egito, a Jordânia e a Síria; 1972, terroristas assassinam onde membros da equipe Israelense, na cidade de Munique na Alemanha; 1973, o país do Egito e da Síria, lançam ataques simultâneos ao estado de Israel.
Até os nossos dias, a espada nunca deixou a casa do rei Davi. E através dos tempos muitos grupos terroristas levantam-se para destruir Israel, e entre eles estão: Hamas – O nome Hamas é um acrônimo árabe para o “Movimento de Resistência Islâmica”. Fatah – O Fatah significa “Movimento de Libertação Nacional da Palestina” e é rival do Hamas. Jihad Islâmica – Grupo terrorista ligado ao Hamas. A Jihad foi fundada na década de 80, no Egito por estudantes universitários de Gaza. Hezbollah – O nome Hezbollah significa “Partido de Alá”. O grupo que atua como partido político no Líbano, foi criado na década de 80 durante a guerra civil libanesa.
Com foi profetizado, a espada jamais deixou a casa do rei Davi. No entanto, ainda resta uma das últimas profecias, que é a volta do Rei Universal, que vai assentar-se no trono de Davi, e reinar para sempre.
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo