Ufersa discute convênio para pesquisas no Parque Nacional de Furna Feia
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) busca parceria com o Instituto Chico Mendes para o desenvolvimento de pesquisas cientificas no Parque Nacional de Furna Feia, unidade de conservação ambiental localizada entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Caso o convênio entre as instituições seja firmado, a universidade deve realizar atividades de pesquisa, extensão, estágios supervisionados e de educação ambiental no parque.
Na sexta-feira, 11, o chefe da Unidade Parque Nacional Furna Feia, o analista ambiental Leonardo Brasil de Matos Nunes, participou de reunião com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, Vander Mendonça e professores interessados no projeto.
Os professores acreditam que será possível realizar estudos e pesquisas inéditas no Parque Furna Feia, pois a universidade possui de cursos e bases de pesquisas voltadas para a caatingaa. Outro atrativo para os pesquisadores é que a Unidade De Conservação Ambiental possui espécies endêmicas e uma vasta quantidade de cavernas: 218, no total.
“A Universidade é privilegiada por estar tão perto de um parque de preservação ambiental e espero que essa parceria fortaleça o vínculo entre a Ufersa e a unidade de conservação”, afirmou a professora Diana Lunardi.
De acordo com Leonardo Brasil, a Furna Feia possui 8.500 hectares da mata nativa, sendo que 90% está totalmente preservada e os outros 10% estão em fase de regeneração. O Parque foi criado em 2012 e está entre as 08 maiores áreas de preservação do bioma caatinga, além da maior concentração de cavernas do Brasil.