Mesmo com chuvas esta semana, previsão é de inverno ruim
Passado um mês de janeiro atípico, com acumulado de chuvas de 130mm em Mossoró, a falta chuvas em fevereiro e em março preocupa agricultores. O meteorologista José Espínola explica que a previsão é de que o ano de 2016 seja de continuidade de seca, com chuvas dentro da média ou abaixo da média. Porém, ele informa ainda que, em Mossoró, deve chover esta semana.
“Até o final de semana, os satélites mostram que deve chover em Mossoró. Isto se deve à proximidade do equinócio da primavera, no dia 20 de março, quando os raios solares estarão mais perpendiculares. A chegada do equinócio coincide com o Dia de São José, comemorado no dia 19 de março, por isso a tradição de esperar chuva neste dia”, afirma o meteorologista.
José Espínola afirma que, mesmo que chova no Dia de São José, as previsões sobre o inverno na região continuam negativas devido a fatores como a forte atuação do fenômeno El Niño, que causa seca no Nordeste e enchentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
“Devemos ter uma melhora na quantidade e qualidade de chuvas somente no final do nosso período chuvoso, entre o final do mês de abril e o mês de maio. Em fevereiro, primeiro mês do nosso inverno, choveu apenas 28mm”, disse.