Notas da Redação
REPROVAÇÃO
A governadora Fátima Bezerra (PT) espera ajuda do Governo Federal, representada em recursos para investimentos no estado, para sair da desconfortável posição de segunda maior reprovação entre os governadores do país, segundo resultado de pesquisa publicado pela AtlasIntel Brasil. Com 44% de reprovação, Fátima está abaixo apenas da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que chegou aos 49%.
AVALIAÇÃO
Chama atenção nos dados publicados pela AtlasIntel o fato de, apesar da reprovação, a governadora Fátima Bezerra aparece como a 17ª melhor avaliada. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), concluiu o ano de 2023 com o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país. O governador Rafael Fonteles, do PT do Piauí, foi o melhor avaliado na Região Nordeste.
RECURSOS
Aliás, a governadora Fátima Bezerra comemora a assinatura de convênio onde o Rio Grande do Norte oficializou, em Brasília, com a presença do presidente Lula, a assinatura de uma operação de crédito de R$ 427 milhões com o Banco do Brasil, marcando a primeira liberação de recursos provenientes do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).
ENTREVISTA
O programa Conversa de Alpendre, que apresenta entrevistas políticas durante o mês de janeiro com os veranistas, em Tibau, tem prosseguimento hoje conversando com a deputada Isolda Dantas, pré-candidata à prefeita de Mossoró, pelo partido dos trabalhadores. Semana passada a entrevistada foi e ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini.
CANDIDATURAS
Até o momento a deputada Isolda Dantas tem demonstrado que uma possível candidatura à prefeitura de Mossoró seria mais como uma missão a cumprir. Rosalba, por outro lado, não esconde o desejo de retornar à vida pública. Setores menos radicais do partido dos trabalhadores aceitariam apoiar Rosalba para enfrentar o prefeito Allyson nas eleições municipais.
FAVORITISMO
Até o momento, o nome do prefeito Allyson Bezerra tem se mostrado favorito para as eleições do próximo ano, conforme dados divulgados por pesquisas eleitorais, Entretanto, a própria vitória de Allyson contra Rosalba Ciarlini, que era candidata à reeleição, mostra que, em política, tudo pode ser modificado. No pleito de 2020, Rosalba era a favorita.
LEWANDOVSKI
O Palácio do Planalto avisou aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF que o ex-presidente da Corte Ricardo Lewandowski será o novo titular da Justiça, substituindo Flávio Dino. O anúncio ainda não foi feito porque Lewandowski pediu um prazo para definir os seus auxiliares na equipe, mas a nomeação deve sair até o fim desta semana.
BILHÕES
O “orçamento secreto” veio para ficar. O pagamento de emendas parlamentares sem transparência continuará em 2024 por decisão do Congresso, em valores que somam quase R$ 25 bilhões. No Orçamento deste ano, a falta de transparência se dá em duas frentes: nas emendas de comissão e nas transferências especiais, as “emendas Pix”, que juntas representam quase a metade do total de emendas parlamentares.
CONCURSO
O Concurso Nacional Unificado representa um grande avanço na disputa por uma vaga no funcionalismo público federal. Oito editais foram anunciados na tarde de ontem, quarta-feira (10), um edital para cada um dos blocos temáticos em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Ao todo, serão 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais. As inscrições começam no próximo dia 19 e vão até 6 de fevereiro pelo Portal Gov.br.
PREFEITURA
A Prefeitura de Mossoró publicou edital de concurso público para preenchimento de 50 vagas em cargos de níveis médio e superior do quadro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). Estão sendo ofertadas ainda 250 vagas para cadastro de reserva. O edital do certame está disponível no Diário Oficial do Município (JOM).