Fapern participa da abertura do Centro de Testes de Máquinas Agrícolas em Apodi

Foi instalado nesta sexta-feira (02) no município de Apodi, o Centro de Testagem de Máquinas Agrícolas como resultado da parceria Brasil-China para aprimoramento da agricultura familiar. A Fapern integra o grupo de apoio e participou da solenidade conduzida pela governadora Fátima Bezerra

Os novos equipamentos chineses serão utilizados por pequenos produtores durante o período de um ano, beneficiando inicialmente 150 famílias. A cidade escolhida foi Apodi, no Oeste Potiguar, uma região rica em produção e com grande quantidade de pequenos agricultores.

Com o investimento de quase 2 milhões de reais, a Fapern tem o objetivo de aperfeiçoar a vida do trabalhador rural por meio de um intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos da UERN com a Universidade Agrícola da China. No evento, a fundação foi representada por Leodécio de Holanda, assessor da presidência, Jucirema Ferreira, diretora científica e vice-presidente e Márcia Gurgel, pesquisadora bolsista.

A agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, são mais de 10 milhões de trabalhadores do campo e menos de 3% deles têm acesso a máquinas.

No evento também compareceram o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao e lideranças de movimentos sociais. A ação foi fruto da parceria Brasil-China, representada pelo Governo do Rio Grande Do Norte, Consórcio Nordeste, Universidade Agrícola da China (UAC), Instituto Internacional para Cooperação Popular (IAPC-BAOBAB) e indústrias chinesas.

A programação continuou no sábado em Mossoró, onde será instalado o Centro Internacional de Inovação Tecnológica e Mecanização da Agricultura Familiar. Além disso, foram feitas reuniões com os movimentos sociais e uma visita às instalações da UERN, para discussão do acordo de cooperação.

Deixe um comentário