Força Penal Nacional vai reforçar segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró

Ministério da Justiça já havia anunciado o envio de 100 homens da Força Nacional para ajudar nas buscas por dois fugitivos. Medida foi publicada nesta quarta-feira (21)

Portal g1

O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Penal Nacional para o reforço da segurança da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

operação montada para a captura de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento envolve cerca de 500 policiais das forças de segurança. O último reforço foi de 100 agentes e de um comboio com 20 carros da Força Nacional de Segurança, determinado na segunda-feira (19), pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. As buscas ocorrem na região da penitenciária e na divisa com o Ceará.

A Força Nacional é composta por policiais e bombeiros militares, além de policiais civis e peritos. A equipe irá atuar na força-tarefa das buscas a partir desta quarta.

Já a Força Penal Nacional foi criada em novembro de 2023 e reúne profissionais penais de referência nos estados. Esse grupo irá atuar na segurança no entorno da penitenciária durante 60 dias e fazer um treinamento de segurança dentro da penitenciária.

Segundo o Ministério da Justiça, o uso da Força Penal Nacional será em “caráter episódico e planejado”. O número de pessoas que vão fazer parte desta equipe ainda não foi definido e as ações devem começar na sexta-feira (23).

Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Deixe um comentário