TJRN inicia audiências por videoconferência em Alcaçuz nesta terça-feira
O Tribunal de Justiça (TJ/RN) implantou nesta terça-feira, 05 de abril, o projeto piloto de videoconferências em audiências criminais. O sistema irá interligar o fórum da comarca de Nísia Floresta à Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Até as 15h, devem devem ser realizadas 20 audiências, presididas pela juíza Nivalda Toquarto.
O projeto foi implantado com objetivo de melhorar o andamento dos processos, tendo em vista o índice de audiências criminais que deixam de ser realizadas por ausência dos réus presos. Outros efeitos positivos da iniciativa são a redução de despesas e riscos no transporte de presos até as audiências.
Diante das dificuldades de transporte de presos, muitos juízes e promotores iam para a penitenciária realizar audiências. Com o sistema de videoconferência, as audiências entre os presos de Alcaçuz e juízes de outras comarcas também será facilitado.
O sistema de videoconferência deverá ser expandido para a Cadeia Pública de Natal, o Complexo Penal João Chaves e a Penitenciária de Parnamirim. Futuramente, o projeto de videoconferências também deve ser utilizado em outras unidades prisionais do Estado e para orientar situações relacionadas à Infância e Juventude.