CONFIAR NOS DIAS MAUS – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
CONFIAR NOS DIAS MAUS – (Artigo da Semana) – [email protected]
CONFIAR NOS DIAS MAUS
Na vida, há momentos em que a fé é provada durante. Você ora, clama, chora e o céu parece ser de bronze, só há silêncio, nenhuma resposta. As mãos estendidas para ajudar já não existem mais, o olhar de compaixão e de bondade ficaram apagados, a noite escura chegou e a tempestade nos alcançou.
Os problemas vão surgindo, cada vez mais difíceis. São provas no mundo físico e no mundo espiritual. É neste momento em que a fé é testada de todos os lados, e no olhar humano, não há saída. A tristeza, eterna companheira dos homens, invadiu o coração e as lágrimas, em silêncio e sozinho, vêm caindo uma a uma. E sem murmurar, no silêncio do quarto, só o gemido da alma é ouvido na eternidade.
É o Eterno, dono da vida e da morte, quando fecha as portas, não há quem possa abrir. E os dias começam a mudar, pois, são chegados os dias de Moriá, dias provas estabelecidos pelo Eterno. Não há quem possa impedir.
Sitiado, e sem ninguém para estender as mãos em ajuda e consolo, as fechas do altíssimo Rei, o Eterno, transpassam o corpo passo a passo. O horizonte sumiu, as estrelas não têm mais brilho, e as portas estão todas fechadas. Só resta, um único caminho certo, confiar na misericórdia do Eterno. Então, quando tudo falhou, não há nada melhor do que esperar e confiar no Senhor.
Pois, Ele, o Eterno, lhe conhece e sabe o limite de suas forças, e não lhe provará além destas. Todavia, o Eterno permite a existência da dor física e espiritual. E quando todas as esperanças vão embora, o Eterno revela o seu poder. Onde não havia porta, o Eterno, chama a existência e diz ao seu servo que pode abrir e passar, pois, do outro lado está a vitória. Assim, os que confiam no Eterno recebem a graça de ser vitorioso, nos dias maus.
Eis o segredo da vitória dos que temer e confiam no Eterno. Entram no seu quarto, fecham a porta e sozinhos, entra em audiência com o Eterno. Onde não pode ser encontrado por ninguém e somente os olhos do Senhor pode ver de joelhos e a face no chão. Confie, mesmo contra a esperança, confie.
Portanto, mesmo que os dias sejam maus e as portas estejam fechadas, confie e descanse no Senhor. Porquanto, as promessas que Ele fez não escaparam ou se perderam ao vento.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo