Prestes a deixar comando da Sesap, Lagreca reafirma que saúde do RN tem solução
Prestes a deixar o comando da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o secretário Ricardo Lagreca, reafirmou que a saúde tem solução, em entrevista concedida nesta segunda-feira (25), durante o programa “RN Acontece”, do canal de TV Band.
Na oportunidade, Lagreca ressaltou as contribuições obtidas por sua gestão de um ano e três meses à frente da pasta. Segundo informações extra oficiais, Lagreca aguarda a indicação de um substituto para deixar o comando da pasta.
Durante avaliação das suas ações, o secretário destaca que “O trabalho mais importante foi o início da regionalização, um processo vitorioso e salvador. Em vários hospitais do estado, iniciamos a cogestão, como em Santo Antônio, Santa Cruz e São Paulo do Potengi, contribuindo para melhorar a assistência à população”.
Dentro desse processo, Lagreca destacou a importância de se construir seis policlínicas voltadas à atenção secundária, para a melhoria do SUS no estado, a exemplo das existentes no Ceará, que de acordo com o secretário possui uma das melhores redes de saúde do País.
Com recursos escassos, o secretário não conseguiu resolver problemas básicos como o da superlotação de hospitais como o Walfredo Gurgel em Natal e Tarcísio Maia em Mossoró.
Problemas de repasses e falta de acordo para complementos, como o que atinge o Centro de Oncologia de Mossoró, também figuram como graves e que não conseguiram ser amenizados pelo secretário.