Professores da UERN realizam assembleia nesta terça, 02

Na próxima terça–feira, 2 de julho, a partir das 9h, docentes e estudantes da UERN realizarão uma assembleia/ato público unificado no pátio da Reitoria (R. Dr. Almino Afonso, 478 – Centro), em Mossoró.

A atividade faz parte de uma ampla campanha de mobilização idealizada em assembleia da ADUERN e que visa fortalecer as reivindicações da comunidade acadêmica, além de abrir espaço de diálogo com a reitoria no processo de negociação por melhores condições estruturais e valorização salarial. A assembleia/ato público acontece exclusivamente de forma presencial, sem a opção de participação híbrida ou remota, como vem sendo realizada pela ADUERN.

ADUERN e DCE lançaram um manifesto político enumerando as motivações para a mobilização no pátio da Reitoria. O documento, assinado pelas duas entidades, será distribuído em todos os campi da UERN.

 

Confira manifesto unificado na íntegra

 

POR CONDIÇÕES DE ESTUDO, TRABALHO E SALÁRIO #NEGOCIAREITORA

Manifesto Unificado – ADUERN – DCE

 

Nós, docentes e estudantes da UERN, vimos em conjunto por meio deste manifesto apresentar uma série de reivindicações unificadas que contemplam nossa luta por valorização salarial, melhoria nas condições de trabalho e ensino oferecidas e garantia da defesa incondicional de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Há mais de 10 anos os professores e professoras da UERN não recebem nenhum reajuste salarial. Nossas perdas ultrapassam 100%, e a defasagem de nossos vencimentos é sentida profundamente, impactando nossas condições de vida e consequentemente nosso trabalho. Diferente do que é divulgado por alguns setores da universidade, a atualização dos salários conquistada através do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) se trata apenas de uma adequação. O que nós, docentes, queremos é uma política permanente de recuperação das perdas e valorização de nossos salários.

Os e as estudantes são, talvez, o segmento mais impactado pela fragilidade nos investimentos e política de permanência estudantil. As bolsas e estágios universitários oferecidos são escassos, o valor pago é insuficiente. Falta uma política que paute a necessidade de transporte público que garanta a locomoção dos e das estudantes – em Mossoró e nos campi – com qualidade e preços acessíveis. Também se avolumam as críticas ao serviço de alimentação popular oferecido, além de constante reivindicação por ampliação no quadro de professores.

Ao mesmo tempo toda a comunidade acadêmica da UERN vem sofrendo com o avançado estado de precarização das condições estruturais das unidades de ensino: prédios em condições problemáticas, laboratórios com produtos vencidos, falta de iluminação adequada, ingerência na demanda de energia elétrica ocasionando blackouts, ausência de restaurantes universitários e espaços estudantis são apenas algumas das dificuldades que comprometem o ensino, sobrecarregam os trabalhos e afetam a segurança de todos/as.

Diante destes elementos, acreditamos que é hora de fortalecer a unidade em defesa da universidade! Estudantes e Trabalhadores/as, podem fazer a diferença! No dia 02/07, próxima terça-feira, estaremos juntos em uma Assembleia Ato, no Pátio da Reitoria, às 09:00. A luta por uma universidade pública, gratuita e valorizada depende de todos/as. Vamos à luta companheiras e companheiros!!! Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

 

Deixe um comentário