Condomínio de luxo é flagrado despejando esgoto na praia de Areia Preta em Natal

 

Condomínio de luxo é flagrado despejando esgoto na praia de Areia Preta em Natal, diz Semurb

Equipe de fiscalização ambiental jogou corante no esgoto do empreendimento e percebeu que ele terminava em uma ligação clandestina na rede de drenagem. Semurb informou que vai abrir denúncia formal no MPRN.

Por g1 RN e Inter TV Cabugi

 

03/07/2024 11h12 Atualizado há uma hora

 

Ligação clandestina de condomínio dava na areia e terminava no mar — Foto: Reprodução/Semurb

Ligação clandestina de condomínio dava na areia e terminava no mar — Foto: Reprodução/Semurb

 

 

Um condomínio de luxo no bairro Areia Preta, na Zona Leste de Natal, foi flagrado nesta terça-feira (2) despejando esgoto na areia da praia, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb).

 

O empreendimento, que não teve o nome divulgado, fica na Avenida Sílvio Pedroza, na beira-mar. O flagra aconteceu após uma fiscalização realizada em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

 

O supervisor geral de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, informou que o condomínio será autuado nesta quarta (3), com aplicação de “multa gravíssima”, e terá um prazo de 72 horas para fazer cessar a chegada do esgoto na praia.

 

Segundo a Semurb, o flagra se tornou um caso mais grave do que alguns despejos notificados recentemente na região por se tratar de esgoto (que inclui fezes e urina) e não apenas água servida (água suja oriunda de pias e chuveiros, por exemplo).

 

Como a Semurb flagrou o despejo irregular?

Para conseguir identificar que o esgoto despejado na praia era do condomínio, os agentes da fiscalização despejaram um corante de cor vermelha na tubulação do empreendimento.

 

Assim, 20 minutos depois, conseguiram perceber uma ligação clandestina do esgoto que dava na rede de drenagem, que é para escoar água da chuva. O ponto final do despejo dava areia da praia – e seguia para o mar.

“Quando lançamos o corante, esse corante desagou nessa descarga de drenagem, apresentando todo indício que há uma ligação irregular de esgoto chegando na galeria de drenagem do município”, explicou Leonardo Almeida, da Semurb.

 

Devido à gravidade da situação, a pasta disse que “será formalizada uma denúncia criminal e enviada ao Ministério Público [Estadual] por lançamento in natura de esgoto na praia”.

Deixe um comentário