NOTAS DA REDAÇÃO
CAMPANHA
A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro. Estão liberadas propagandas dos candidatos e pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha continua até a véspera da votação, no dia 6 de outubro.
PERMISSÃO
É permitido a distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas, realização de comícios e o uso de equipamentos de som e transmissão desses eventos pelas redes sociais. É proibido que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet.
ADESIVAÇO
Em Mossoró, a exemplo de muitos municípios brasileiros, os candidatos a prefeito iniciaram suas campanhas políticas logo nos primeiros momentos do dia. Quase todos escolheram a opção do adesivaço nas ruas da cidade, logo que os ponteiros dos relógios marcaram 00:01 hora do dia de hoje.
ERROS
Em política, todos cometem erros, involuntários ou não. O prefeito Allyson prejudicou seus correligionários quando colocou todos os seus vereadores candidatos à reeleição em um só partido político. No PP, as ex-prefeitas Rosalba e Cláudia Regina erraram quando, na última hora, retiraram suas candidaturas à Câmara Municipal.
EFEITOS
Enquanto os candidatos à Câmara Municipal aliados do prefeito Allyson Bezerra lutam desesperadamente para salvarem seus mandatos, no Partido Progressista Rosalba Ciarlini apresentou uma nominata que terá dificuldades em eleger um único vereador. São problemas graves, mas diferentes, nos dois blocos políticos locais.
CANDIDATURA
O senador Rogério Marinho (PL) confirmou, durante encontro de Bolsonaro com candidatos e apoiadores em Natal que o ex-presidente, apesar de estar inelegível no momento, é o candidato que o partido indica para concorrer à Presidência da República em 2026.
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte deve crescer 1,6% em 2024. A expectativa está abaixo do previsto para o Brasil, cujo PIB deverá avançar 2%, e do Nordeste, com crescimento estimado em 2,3%. O setor de serviços é o que mais deve se destacar em 2024.
INEXPLICÁVEL
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que mede a qualidade do ensino no Brasil – foi negativo para o Rio Grande do Norte, que ficou na última colocação e muitas escolas ficaram entre as piores do Brasil. Difícil explicar a situação quando a governadora do Estado e a secretária de Educação são professoras.
CANDIDATOS
As eleições de 2024 terão 102,9 mil candidatos a menos do que a de 2020 na busca por uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador, número que representa uma queda de 18% em comparação com as eleições municipais de 2020.
COTAS
o Congresso Nacional aprovou PEC da Anistia, que reduz a punição de partidos por multas oriundas do descumprimento de repasses mínimos para candidaturas de pessoas negras e o montante de recursos destinados nas eleições a esse grupo social, que representa 55,5% da população, segundo o Censo 2022, dificultando mais a eleição de representantes negros.