BÚSSOLA NA TEMPESTADE – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

BÚSSOLA NA TEMPESTADE - (Artigo da Semana) – [email protected]

BÚSSOLA NA TEMPESTADE

A palavra tempestade está anexada à imagem de tribulação, dificuldades, transtornos, mudanças repentinas ou drásticas. Constantemente, quando usamos a palavra tempestade, estamos nos referindo à variação climática (tempestades, grande temporal, vendaval). Por outro lado, podemos usar de forma figurada no sentido de perturbação física ou espiritual, na vida de quem passa por grande prova, ou assolação.

O Eterno tem todo poder de acalmar todas as tempestades, em todas as áreas da vida. (Salmos 107:28-30). A grande verdade é que, se a tempestade lhe alcançou e a luta é, na visão humana, impossível, não esqueça! O Senhor tem domínio sobre todas as coisas.  Procure-o e creia nele de todo o coração (Jeremias 17:7). Somente o Senhor Deus o poderá livrar e ajudar a enfrentar as tormentas que surgirem (Deuteronômio 31:6). Jamais esqueça, o Senhor está contigo!

A força nos tempos difíceis – “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.” (2 Coríntios 12:10)

Visão teológica – É nos períodos mais complexos que devemos descobrir a apropriada força que é Cristo, o salvado. Quando aprendemos a caminhar mais próximo do Eterno, os milagres acontecem a cada passo.

A ordem do Eterno nos tempos difíceis: Não tenha medo! Não desanime! – “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Deuteronômio 31:8)

Visão teológica – A dificuldade pode parecer grande, mas o eterno é maior! Ele está no futuro e sabe tudo. Então, a palavra de ordem é: Não tenha medo! Não desanime!

O conselho do Eterno: Seja forte e corajoso! – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:9)

Visão teológica – O Eterno está conosco, por isso, não há motivo para recuarmos. Caminhemos em frente, passo a passo, com o coração cheio de fé e de perseverança. Seja forte e corajoso, lembre-se de que o Senhor dos Exércitos sempre estará ao seu lado!

Faça a obra completa – “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Visão teológica – O Eterno observa a tudo e a todos, e assim, não deixa nada incompleto, a sua obra é perfeita e eficaz. Continue firme nas promessas do Senhor.

Paz nas aflições – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33)

Visão teológica – A vitória muitas vezes vem por meio das lutas, sofrimento, humilhações, dores e rejeição, mas ela vem! Você é mais que vencedor em Cristo Jesus. Tenha bom ânimo: a tempestade vai passar. Creia!

A verdadeira fortaleza – “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)

Visão teológica – Em Cristo temos força para superar as dificuldades e conquistar grandes coisas para a honra e glória do Senhor. Toda força vem de Cristo Jesus! Siga em frente, pois a vitória já foi conquistada por Aquele que te fortalecer.

O sustentador – “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmos 23:1)

Visão teológica – O Eterno é quem sustenta você, apesar dos pesares. Ele lhe sustenta de pé! Fique firme, bem próximo do Pastor das nossas almas, o Cristo. Certamente, nada irá lhe faltar!

A saída no dia mal – Então clamam ao Senhor na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado. (Salmos 107:28-30).

Visão teológica – Quando a tempestade vier, tenha calma, ore, jejum e clame ao Eterno que sabe tudo e comanda a tudo. Certamente, o mar vai se abrir e você passará para adorar do outro lado.

Portanto, quando são chegadas as tempestades espirituais, devemos estar prontos para as novas oportunidades e novas lições, que nos fará fortalecidos diante das lutas e dos combates espirituais. Por outro lado, é neste momento que precisamos compreender que as tempestades vêm para nos fortalecer, nos encher de esperança e de fé, mesmo com ventos contrários. Creia!

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário