Natal divulga artistas selecionados para a passagem da tocha olímpica
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) publica na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial do Município (DOM), o resultado da habilitação e seleção artística para os shows e apresentações artísticas para a passagem da Tocha Olímpica e Paralímpica em Natal, dia 4 de junho.
A Chamada Pública Nº 006/2016 organizada pela Prefeitura do Natal habilitou e selecionou artistas potiguares para os shows que acontecem na Praça Augusto Severo (Ribeira), dia 4 de junho, das 10h às 23h.
Foram selecionados Khrystal, Valéria Oliveira, Perfume de Gardênia, Nara Costa, Família Pádua; As Nordestinas; Dusouto e Macaxeira Jazz. Foram também selecionados os espetáculos de dança Boombox “Passurbano”, Grupo Parafolclórico da UFRN e Tatyelli Raulino Cia de Dança.
Todo o processo de habilitação jurídica, artística e seleção foi organizado pela equipe da Secult/Funcarte seguindo os critérios constantes na Chamada Pública. A realização do projeto foi possível graças a convênio firmado com o Ministério da Cultura (Minc) que é responsável pelo pagamento dos artistas.
A Prefeitura do Natal também publicou nesta segunda-feira a relação dos empreendedores gastronômicos e artesãos que foram selecionados para participar do projeto comercializando suas obras culinárias e sua arte regional.
A finalidade de realizar as celebrações durante o revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica por Natal possibilita também o acesso à arte e a cultura produzida na cidade, assim como também os aspectos gastronômicos da cidade.
“A passagem da Tocha Olímpica por Natal é um momento único na história da cidade. Sempre atento aos grandes eventos internacionais que fomentam a economia criativa na cidade, a Prefeitura do Natal não poderia deixar de inserir a nossa cultura, a gastronomia e o artesanato regional neste contexto”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
Sobre a Chamada Púbica
A Chamada Pública contemplou diversos gêneros e manifestações artísticas. Shows musicais, vocal ou instrumental, intérpretes, grupos, bandas e orquestra e ainda apresentações de dança (tradicionais, contemporâneas, clássicas e/ou folclóricas), esquetes artísticas, apresentações artísticas de natureza socioculturais e inclusivas.
No edital constam todas as especificações, desde valores de cachê a tempo das apresentações, gêneros, estilos e todo o processo de habilitação e documentação.