LAÍRE ROSADO – CADU XAVIER, CANDIDATO A GOVERNADOR

Carlos Eduardo Xavier , Sec de Tributação )

 

A candidatura do secretário de Finanças do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, ao Governo do Estado surgiu depois de o vice-governador Walter Alves comunicar à governadora Fátima Bezerra que não disputaria a reeleição, caso a substitui-se em março de 2026. Como se sabe, Fátima deverá renunciar ao mandato para concorrer ao Senado e Walter, na condição de vice-governador, assumirá a titularidade.

 

Difícil saber o que existiu por trás dessa reviravolta. Fátima estava comprometida com a candidatura de Walter ao governo que, em compensação, apoiaria a candidatura de Fátima ao Senado. Isso não acontecerá mais. Fala-se que havia compromisso de Walter em renunciar ao cargo de governador para que assumisse o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa. Ezequiel, esse sim, disputaria a reeleição

 

Essa hipótese é pouco sustentável, pois essa solução poderia ter sido negociada com a governadora Fátima, aliada do deputado, que sempre a ajudou como presidente da Assembleia Legislativa. Assim, Fátima poderia apoiar Ezequiel como candidato a governador.

 

Cadu leva a vantagem eleitoral de não haver, em seu partido, oposição radical ao seu nome. Logo que foi admitida essa possibilidade, passou a receber a simpatia de grande parte da militância do PT. É possível que seu nome ainda seja pouco conhecido, mas sua candidatura será alavancada por Fátima Bezerra, em campanha para o Senado. Isso já aconteceu em eleições anteriores com vários candidatos que foram turbinados pelo candidato a governador.

 

Acredito que o nome de Cadu Xavier está definido e, dentro do PT, outras candidaturas não terão vez. O ex-senador Jean Paul Prates, cuidadosamente, sugere que outras tendências do partido devem ser consultadas, mas isso não acontecerá. E, como de praxe, após a homologação partidária, o partido dos trabalhadores estará unido, apoiando o nome que for escolhido na convenção. Sendo assim, Cadu Xavier será o candidato a governador pelo partido dos trabalhadores.

 

Deixe um comentário