Bancos de Leite precisam de doações de frascos para armazenamento
Os Bancos de Leite Humano do Estado precisam de frascos para armazenar o produto, essencial para bebês cujas mães não conseguem amamentar. Diante do problema, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove a campanha “Doe Frascos, Salve Vidas”, para arrecadação dos recipientes em todo o RN. Em Mossoró, interessados podem doar frascos no banco de leite que funciona na Maternidade Almeida Castro.
“Fazemos um apelo às famílias para doar os frascos de vidro, porque o leite materno é muito importante para todos os bebês, principalmente, os prematuros. Eles precisam de um alimento completo, natural e sem contra-indicação alguma”, explica a coordenadora estadual de Aleitamento Materno, Raissa Arruda.
A coordenadora explica que, para manter em funcionamento os seis bancos de leite do Estado, são necessários sete mil frascos por mês.
A campanha “Doe Frascos, Salve Vidas” ganhou a adesão de instituições como os Correios, postos de gasolina, e ainda da rede de supermercados Rede Mais, que mantém postos de coleta nas 17 lojas distribuídas pelo estado.
“As pessoas podem também fazer caixas de coleta dos frascos em condomínios, empresas e nas unidades de saúde. Os recipientes que são reaproveitados para armazenagem de leite materno são frascos de vidro de produtos alimentícios com tampa de plástico, como vidros de maionese e café solúvel. Esses frascos são apropriados, pois não acumulam cheiro nem resíduos, são fáceis de esterilizar e limpar”, conta Raissa Arruda.
Interessados em contribuir com a campanha também podem entregar os frascos na sede da Sesap (Av. Deodoro da Fonseca, 730 – Centro, Natal) ou nos bancos de leite nas cidades de Natal, Parnamirim e Caicó.