Notas da Redação
MENSAGENS
Apesar da crise profunda enfrentada no setor da saúde, o candidato Francisco José está veiculando em seu programa eleitoral que foi o grande prefeito da saúde em Mossoró. E apresenta dados que acredita poderão sensibilizar o eleitor.
TIÃO
Tião Couto continua criticando os políticos tradicionais que, segundo ele, estão totalmente superados. Ao seu lado, as ex-prefeitas Fafá Rosado e Cláudia Regina parecem concordar com o discurso não parecendo incomodadas com a mensagem que as faz vítimas desse discurso.
ROSALBA
Tendo sido prefeita por três vezes do município, Rosalba Ciarlini é o candidato com mais facilidade de falar no programa eleitoral. Não faz ataques aos adversários nem se defende das críticas que lhe são dirigidas. Prefere mostrar as obras que executou na cidade.
TOMAZ
O vereador Tomaz Neto, candidato à reeleição, conseguiu aprovar requerimento solicitando prestação de contas detalhada ao prefeito Francisco José cos os gastos de sua administração com propaganda. Os vereadores que apoiam o prefeito não compareceram à reunião.
SANTANA
O Ministério Público do RN com apoio da Polícia Militar deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Infarto que investiga esquema delituoso no âmbito da Prefeitura e Câmara Municipal de Santa do Matos entre os anos de 2013 e 2016.
PMDB
Não podia ser diferente. Dez senadores do PMDB seguiram orientação do presidente do Senado, Renan Calheiros, e votaram pela manutenção dos direitos políticos da ex-presidente Dilma. O presidente Temer foi rápido e declarou que não aceitará divisões no apoio de aliados.
CHINA
Apesar da divergência, o senador Renan não cancelou sua viagem à China, na comitiva do presidente Michel Temer. Na longa viagem os dois poderão conversar melhor e acertar os ponteiros naquilo que for possível. Renan apresentará suas exigências.
INTERNACIONAL
A imprensa internacional abriu amplos espaços para noticiar o episódio do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Há opiniões para todos os gostos, desde a crítica à confiança de que Temer conseguirá retomar o crescimento da economia nacional. O Le Monde, não avaliza o processo, mas admite que a administração de Dilma era desastrosa.
STF
A decisão do Senado em dividir a votação, mantendo os direitos políticos de Dilma provocará um bom debate político-eleitoral. Dois ministros do STF e dois do TSE já declararam que a Ficha limpa não se aplicaria no caso de presidente da República.
ACORDO
Nos bastidores o comentário é que teria havido acordo entre Lula e os cardeais do PMDB para que fosse garantida a governabilidade ao governo Temer. Em troca, Dilma seria poupada e não teria os direitos políticos suspensos por oito anos como prevê a Constituição.
CONSEQUÊNCIAS
A decisão do Senado em manter os direitos políticos de Dilma pode significar a abertura da porteira pela qual passarão todos os condenados na Lava Jato. O deputado Eduardo Cunha poderá ser o primeiro beneficiado pela decisão.
FORO
Afastada da presidência, Dilma perdeu o foro privilegiado e poderá responder processos junto à operação Lava-Jato como qualquer cidadão comum. Os aliados se mobilizam para que algum governador do PT a nomeie para secretário de Estado. Minas Gerais é o mais provável.
TELMÁRIO
O senador Telmário Mota, PDT/RR, considerado dos mais ardorosos defensores de Dilma Rousseff, terminou votando pelo impeachment. Não aceitou a negativa do PT em não apoiou seu candidato a prefeito em Boa Vista. Votou conforme os eleitores do seu Estado, disse.
DESERÇÕES
Dirigentes do PT procuram assumir posi8ão contundente contra o governo Temer como estratégia natural para evitar deserções no partido. Correntes de esquerda querem a troca imediata da direção alertando para a possibilidade de debandada e criação de novo partido.