Notas da Redação

CRISE
Aliados do prefeito Francisco José procuram contornar a crise gerada pelo pronunciamento da primeira dama Amélia Ciarlini com o governador Robinson Faria. O incidente trouxe dificuldades para continuidade da campanha pela reeleição, mas Robinson quer retratação.

TRABALHO
Mesmo sendo considerada favorita na disputa pela prefeitura de Mossoró, Rosalba Ciarlini cumpre agende, no mínimo, estafante. Seus aliados chegam a reclamar pelo início das atividades cedo da manhã e o encerramento tarde da noite. Sem mostrar cansaço.

MAIORIA
No caso de ser eleita prefeita de Mossoró, Rosalba assumirá com maioria na Câmara. Todos os indicativos mostram que as coligações aliadas elegerão maior número de vereadores. Mesmo assim, todos são avisados da necessidade de trabalho permanente nesse sentido.

WILMA
A ex-governadora Wilma de Faria, que também é candidata a vereadora de Natal pelo PRdoB, entrou com força na campanha da filha, deputada Márcia Maia, candidata do PSDB à prefeitura de Natal. Participa ativamente da mobilização de rua e do programa eleitoral.

LIDERANÇAS
Líderes políticos regionais como Garibaldi Alves, Henrique Alves, José Agripino e Wilma de Faria têm participado da campanha política em municípios do Rio Grande do Norte, mas, até o momento, têm evitado Mossoró, onde o quadro parece lhes ser mais confuso.

FEDERALIZAÇÃO
Depois do impeachment de Dilma Rousseff as campanhas municipais deixaram de abordar a política nacional O governo estadual e os prefeitos têm sido os alvos preferidos de seus opositores. Até mesmo os candidatos do PT preferem não falar mais em “golpe”.

INVIABILIDADE
Na China, o presidente Michel Temer disse que “é inviável” governar o país com 35 partidos. O presidente defende a aprovação de reforma política pelo Congresso Nacional. Até hoje, tem sido mais fácil aprovar essas mudanças no Senado do que na Câmara.

VIAGENS
Apesar do pouco tempo que resta para completar seu mandato, o presidente Temer pretende cumprir os compromissos internacionais agendados pelo presidente anterior. Ainda este ano irá aos Estados Unidos, para a abertura da Assembleia Geral da ONU, Índia e Argentina.

MANIFESTAÇÕES
Ontem, o PT levou manifestações às ruas do Brasil. E mostrou que ainda tem poder de mobilização suficiente para incomodar os governantes. E farão mobilização permanente contra o governo Temer que terá de mostrar ser melhor articulador do que foi até agora.

FISIOLOGISMO
O PSDB dá mostra de impaciência e começa a fazer exigências ao presidente Temer que podem levar sua administração ao fisiologismo tradicional. De sobra, o presidente do Senado, Renan Calheiros mostrou que será um correligionário dos mais incômodos.

temer