Notas da Redação
DEFERIMENTO
O Juiz Eleitoral, Cláudio Mendes, deferiu o registro de Rosalba Ciarlini que disputa seu quarto mandato como prefeita de Mossoró. Rosalba tem caracterizado sua campanha apresentando seu trabalho anterior em favor da cidade e proposições para a Mossoró do Futuro.
GOVERNADOR
O mesmo não aconteceu em Governador Dix-Sept Rosado, onde o juiz titular da 57ª Zona Eleitoral indeferiu o registro do prefeito Anax Vale, DEM, candidato à reeleição. O pedido havia sido encaminhado pelo advogado da coligação adversária, Luiz Lira.
ENTUSIASMO
Os resultados das últimas pesquisas animaram a coligação Força do Povo, que apoia a candidatura de Rosalba Ciarlini, que anuncia a primeira marcha descendo o Alto de São Manoel. Será no próximo sábado e, como sempre, constitui-se em grande desafio eleitoral.
MUDANÇA
Pelo que se comenta, está havendo modificação na posição de candidatos que se encontra na 2ª e 3ª posições. Finalmente, a constatação de que as regras eleitorais e o curto tempo de campanha dificultam o crescimento dos novos candidatos, sobretudo na disputa proporcional.
ESFRIAMENTO
O governador Robinson Faria considerou os pronunciamentos do prefeito Silveira Júnior e sua esposa Amélia Ciarlini como provocação e, como tanto, decidiu não responder ao casal. Toda euforia de 2014, dois anos depois, transformou-se em indiferença absoluta. Há quem aposte que, em sua campanha pela reeleição, o governador Robinson terá dificuldades em Mossoró.
BUMERANG
As declarações de Silveira e Amélia foram interpretadas pela população como encenação para melhorar a posição político-eleitoral do prefeito. O tiro saiu pela culatra e, como boomerang, atingiram em cheio a campanha pela reeleição, onde já se observa início de isolamento.
DIFICULDADES
É certo que todas as coligações podem enfrentar problemas entre seus apoiadores. Mas, é preciso ter competência para que as crises não extrapolem os muros da coligação. E a história de que vence aquele que errar menos é válida.
UPANEMA
O vice-prefeito de Upanema, Anízio Júnior, mostrando a todos o resultado de pesquisa eleitoral em sua cidade, realizada pelo Instituto Agorasei. O prefeito Luiz Jairo, candidato à reeleição está com 49,8% das intenções de votos e o concorrente, Onildo Bezerra com 32,2%.
GOVERNADORES
Os governadores estão recebendo ligações da futura presidente do STF, Cármen Lúcia, que assume na próxima segunda-feira. Na pauta, questões federativas no âmbito do Poder Judiciário. É possível que os governadores tratem do impacto do reajuste salarial dos ministros do Supremo nos reajustes estaduais.
SEBRAE
Para saber suas propostas, o Sebrae promoveu, ontem, encontro com os candidatos a prefeito de Mossoró, Natal e outros oito municípios. Na oportunidade distribuiu o Guia do Candidato Empreendedor aos políticos, empresários, empreendedores e lideranças locais.
SAÚDE
Os problemas na saúde pública têm se agravado em Mossoró. O prefeito, candidato à reeleição e a secretária de saúde, Leodice Cruz, estão mais preocupados com os problemas eleitorais que a saúde da população. A saúde pode estar boa, mas somente nos discursos.
MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra cumpriu decisão judicial e desocupou o terreno de propriedade do governador Robinson Faria e seu irmão Ricardo Faria. Ao que parece, não houve confronto na desocupação.
URNAS
O TSE concluiu na noite de ontem a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão utilizados nas Eleições 2016. A solenidade tem o objetivo de garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais utilizados no pleito.
POUPANÇA
A crise está engolindo a caderneta de poupança do brasileiro. Em agosto, os saques superaram os depósitos em R$ 4,6 bilhões. Nos oito meses seguidos no vermelho, o acumulado do ano soma R$ 48,1 bilhões. Os saques são feitos pelo poupador para pagamento das contas do mês.
PREVIDÊNCIA
O presidente Temer não atende o apelo dos partidos da base aliada para adiar o envio da reforma da Previdência ao Congresso e decide mandar a proposta ainda este mês. O Governo entende que não dá para manter do jeito que está e cobrará empenho da base aliada.