Notas da Redação

ex-pr-lula-e-jornalistas-01-300x200

LULA
A Operação Lava Jato denunciou formalmente o ex-presidente Lula, sua esposa Marisa Letícia, Paulo Okamotto, do Instituto Lula entre outros. Em sua exposição, o promotor Deltan Dallagnol não procurou disfarçar o forte componente político que utilizou na denúncia.

ADVOGADO
“O crime de Lula para a Lava Jato é ter sido presidente da república, eleito democraticamente por duas vezes”, afirmou o advogado Cristiano Zanin Martins, “para sustentar o impossível, força-tarefa valeu-se de ilusionismo, promovendo improvável espetáculo judicial e midiático.

PARTIDO
Para o deputado federal Paulo Pimenta, PT-RS, “setores do Ministério Público Federal perderam completamente a isenção, que se transformaram em um partido político com a finalidade de acabar com a carreira de Lula e do partido dos Trabalhadores.

REFORMA
A CCJ do Senado aprovou, ontem, Proposta de Emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais e institui a cláusula de barreira para os partidos políticos. Falta ser votado no plenário, onde ainda não há previsão de votação.

CÂMARA
A PEC é praticamente uma reforma política. Promoverá a redução do número de partidos pondo fim as legendas de aluguel. Os pequenos partidos consideram uma medida traumática. Como das vezes anteriores, a grande dificuldade será aprovar na Câmara dos Deputados.

RADICALIZAÇÃO
Reta final de campanha, com radicalização entre Rosalba e Tião, pode significar a perda do candidato Francisco José pela segunda posição na disputa. Tião pretende deixar claro que é o adversário de Rosalba, e não o prefeito que é candidato à reeleição.

DEBANDADA
A assessoria de campanha de Francisco José não trabalha para reverter a debandada de candidatos à Câmara Municipal que estão retirando apoio ao prefeito. No PRB, seis deles oficializaram o rompimento. Até o final de semana é esperado a retirada do PRB.

BASTIDORES
É maior o número de candidatos a vereador que estão abandonando o projeto original e procuram contato reservado com outros candidatos majoritários. Os nomes deverão ser divulgados na última semana de campanha para evitar punições indesejáveis.

JUSTIÇA
Sem maiores alardes, a Justiça Eleitoral vem impondo o rigor da lei no processo eleitoral em Mossoró. Por transgredirem a norma vigente, já foram punidos alguns candidatos, partidos políticos e responsáveis por publicações na mídia social. Nada está sendo facilitado.

ROBINSON
O governador Robinson Faria está atento ao desenrolar da campanha, em Mossoró. Sabe da importância que a cidade teve para sua eleição e a necessidade de escapar do desastre anunciado com antecedência. Não sabe com quem ficará, mas sabe com quem não ficará.

FRANCISCO
O prefeito de Mossoró, em sua trajetória política, já foi chamado de Francisco José Júnior, Francisco José, Silveira, Silveira Júnior e, hoje, Francisco. Pode ser para lembrar o Papa Francisco ou pode ser o prenúncio da humilde votação que poderá obter como candidato.

PALHA
A rua Lopes Trovão, no trecho denominado Rua da Palha, era palco dos maiores radicalismos políticos. Na última terça-feira, houve uma confraternização diferente. Com as presenças de Rosalba e Sandra e Rosado, seus moradores comemoraram a instalação da nova paz política.

COBRANÇA
Nas redes sociais, o médico pediatra Luiz Guerra apela por reabastecimento no Hospital da Mulher; “não temos nem sabão para lavar as mãos e isso multiplica o risco de infecção hospitalar”. E cita mais de 30 itens essenciais em falta no Hospital.

TROPAS
O ministro da Defesa, Raul Jungmann declarou -se contrário à permanência do exército nas ruas por períodos prolongados. Isso depois do presidente Temer atender solicitações dos governadores do RN e do RS nesse sentido. “O soldado não tem formação de policial”, disse.