General Lundgren deixa Segurança do RN; Delegado da PF assume a Sesed
O governador Robinson Faria anunciou na quarta-feira, 21 de setembro, a saída do general Ronaldo Lundgren da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesed). Após pouco mais de quatro meses à frente da pasta, o general deixou o cargo devido a problemas familiares.
O general Ronaldo assumiu a Sesed no dia 13 de maio deste ano e chegou a afirmar em entrevista ao site G1 que a segurança do RN havia chegado ao “fundo do poço” devido à falta de investimentos ao longo dos anos. Quem assume a Segurança no RN agora é o delegado da Polícia Federal(PF) Caio César Marques Bezerra.
O delegado Caio César Marques Bezerra já vinha atuando como secretário-adjunto da Sesed desde o início do governo de Robinson Faria. O novo secretário é pós-graduado pela Escola da Magistratura do RN (Esmarn) e faz Especialização em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública.
Na Polícia Federal, Caio César Bezerra já foi Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, chefe da Delegacia de Crimes Previdenciários em Belém (PA), e chefe da Delegacia de Crimes Fazendários, em Natal.
O novo secretário, que já foi professor da Academia Nacional de Polícia, assume uma pasta crítica e, entre os desafios que deverá enfrentar, está a instalação de bloqueadores de celular nas unidades prisionais, o que já gerou uma onda de atentados de criminosos em todo o RN em agosto. Caio César Bezerra também terá de atuar para reduzir o número de homicídios no Estado, que têm apresentado alta em 2016, após redução no ano passado.