Notas da Redação

chacrinha

 

CHACRINHA

O prefeito Francisco José segue à risca o Programa do Chacrinha que iniciava com os dizeres “meu filho, eu estou aqui para confundir, eu não estou aqui para explicar”. E as consequências negativas vão desde a realização de debates entre os candidatos quanto a pesquisas eleitorais.

 

DEBATES

Quem programou debater com os candidatos a prefeito terá que convidar o Francisco para fazer parte do encontro, sob pena de ser questionado na Justiça Eleitoral sobre o fato. Porém, não há sentido debater com quem abandonou a campanha e largou a candidatura.

 

PESQUISA

A desistência da candidatura de Silveira levou, em primeiro lugar, a TCM e Instituto Setas a adiarem a realização da pesquisa eleitoral já programada e pronta a ser aplicada. Em seguida, a própria pesquisa foi cancelada pois a retirada do nome do prefeito poderia ser arguida.

 

UPAs

A empresa de Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial LTDA contratada para prestar atendimento nas UPAs convocou reunião para próxima segunda-feira para discutir atraso de pagamentos de serviços referentes a novembro e dezembro 2015 e a partir de julho de 2016, com perspectiva da paralisação do atendimento médicos nessas unidades de saúde.

 

MP

Enquanto brinca de ser candidato, o prefeito Francisco José terá de levar a sério alguns procedimentos do Ministério Público com abertura de inquéritos civis para apurar atos do seu governo, quase todos por improbidade administrativa.

 

COMUNICAÇÃO

Em um dos inquéritos, o Ministério Público vai “apurar possíveis atos de improbidade administrativa consistentes no uso indevido dos meios de comunicação em campanha eleitoral, supostamente financiados com o erário municipal. ”

 

UBS

Em outro inquérito Civil, o de nº 06.2016.00004313-9, o Ministério Público vai apurar omissão da Unidade Básica de Saúde do Belo Horizonte no que diz respeito a não abrangência do serviço para todo o bairro. A portaria foi publicada pelo MP.

 

RURAL

A gestão de Francisco José também vem sendo responsabilizada pelo caos na saúde pública na Zona Rural e o Ministério Público, por meio de Inquérito Civil, determinou a apuração de fatos que colocam em risco a saúde da população.

 

ONDA

Quem costuma frequentar os sítios do ministério público constata que o prefeito Francisco José deverá ser alvo de inúmeros outros processos que não deixarão tempo para cuidar de sua candidatura fantasma, mesmo faltando apenas nove dias para o pleito.

 

FEDERAIS

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou, até agora, o envio de forças federais a 86 municípios do Rio Grande do Norte. Apesar do clima de aparente tranquilidade, o pedido de tropos para o RN foi motivado pela crise na segurança pública que está sendo vivenciado em todo Estado.

 

CAERN

Os servidores da CAERN aproveitam o momento eleitoral e cobram compromisso dos candidatos a prefeito em todo o Rio Grande do Norte que se encontra como proposta no programa de privatizações para saneamento das finanças do Estado.

 

ATRASO

No governo estadual, o drama do pagamento da folha aumenta a cada dia. Somente na terça-feira, (27) será encerrado o pagamento dos pensionistas. Em agosto, a folha começou a ser paga em 2 de setembro. O governador Robinson pediu a compreensão de todos pelo atraso.

 

INVESTIGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal autorizou investigação preliminar de citação a Temer em delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado e solicitada pela Procuradoria-Geral da República. A autorização foi do ministro Teoria Zavascki.

 

DILMA

A entrada do ex-ministro Guido Mantega nas investigações da Lava Jato aproxima a ex-presidente Dilma desse processo. Quando presidente, Dilma não podia ser investigada por fatos anteriores ao seu mandato; agora pode. E, Mantega, foi um dos homens mais fortes do seu governo.