Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

O QUE ACONTECEU COM A IGREJA ATUAL?
Desde o surgimento das igrejas na palestina e nas regiões adjacentes, nos primeiros séculos, o que era imperativo entres os cristãos traduzia-se pela busca de conhecer o Deus misericordioso, e que a todos aceitava sem distinção de raça ou nacionalidade. E assim essa busca estava acima de tudo, inclusive acima dos bens materiais. Outra característica, era a renúncia das própria vontades pela constante ação de servir a Deus e aos outros.
Não é à toa que o firme fundamento da fé estava no Cristo salvador, e assim nunca negavam a sua fé mesmo diante das arenas lotadas e leões famintos, do coliseu onde enfrentaram queimaduras, e foram traspassados por flechas, lanças e espadas. A fé viva estava em cada olhar, em cada vida.
Em nossos dias o que encontramos é o modismo da fé, pois socialmente é recriminados os que não confessam uma fé, mesmo que seja de aparência.
Leitura bíblica! isso é arcaico, nunca se ler nenhum versículo, aprenderam assim de seus comandantes, supostos líderes religiosos. Não é à toa que temos no mundo tantas doutrinas estranhas, pervertidas da palavras de Deus, assim como tanta heresias.
O medo de pensar por si mesmo está estampado na cara de muitos que se confessam cristãos. Fazer leituras e meditar a palavra requer muito sacrifício e assim precisam de alguém que o faça por eles.
É justamente dessa falta de leitura e meditação na palavra viva (a Bíblia), que surge as mais diversas heresias, como: coberturas espirituais, os ungidos do Senhor que não podem ser tocados ou questionados, os líderes que convencem seu rebanho a votar em determinado candidato nas eleições, a aceitação de heresia, a palavra do suposto Anjo da igreja é a verdade, por isso é inquestionável. Tudo Dogmatismo inventados pelos homens para escravizar os fracos de espíritos.
O desejo da cristandade atual não é mais o reino de Deus, mais a prosperidade da terra, os prazeres deste mundo. A religião deixou de ser o religare (ligação do homem com Deus), para ser um comércio descarado e aliados dos poderes deste mundo. E dessa forma a igreja atual (instituição humana), transferiu para si os valores mundanos, inclusive da forma de gestão corrupta e desumana.
A vitória de Cristo na cruz é pouco para este tipo de igreja. Ela quer mais, quer o poder e os valores mundanos. Esquecendo-se das palavras do bom mestre, “no mundo tereis aflições, tenha bom animo eu venci o mundo”.
Na contramão dos ensinamentos de Cristo, temos evangelista que só querem ganhar salários não declarados no imposto de renda, pastores, bispos, padres corrutos na fé. Todos esses querendo serem grandes diante dos homens, e assim, deixando de lado a doutrina de Cristo que diz: “quem quer ser grande ou o primeiro deve servir”.
Achando pouco, alguns inconscientes da fé, para não dizer inconsequentes, criaram as tais muletas espirituais, como: Sal grosso, água benta, sabonete ungido, campanha das 7 semanas, porta da libertação, toalha santa, regressão espiritual para destruir maldição e etc…. tudo loucura humana, ou meninice no conhecimento de Deus. Na verdade tudo isso é paganismo puro, pois ainda criaram a proteção de sua casa e carro com dizeres bíblicos. Por ventura não morreu Cristo para nos libertar de tais doutrinas heréticas? Todavia, nossa geração escolheu novo tipo de idolatria por cantores, pregadores, escritores e pastores. Além dos curandeiros e profetas de momento, que se diga de passagem, só profetizam para os ricos e sempre as profecias são bênçãos…muito estranha essa nova geração que se diz cristã.
O cristianismo foi sutilmente trocando os seus valores da vida eterna pelos valores do sistema mundano e ao mesmo tempo se tornando apenas uma religião cheia de dogmas e sem o poder do Espirito Santo. De forma que ser pobre é está longe de Deus, pois, foi incutido que a pobreza é coisa do inimigo do Senhor ou de quem está em pecado. Puro desconhecimento das sagradas letras.
Dos dias dos fariseus até nossos dias, nada mudou no mundo religioso, os homens continuam construído catedrais e grande monumentos, gerando um processo de ilusão de prosperidade na terra. Fora a grande a quantidade de religiões cheias de ilusão e de falsas doutrinas, acreditado que ainda hoje Jesus não encontraria lugar. No entanto, Jesus teceria a mesma crítica que fez aos fariseus, pois estes como muitos em nossos dias servem e adoram a mamom (o deus do dinheiro). Disse Jesus: “”Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus” (Lc 16:15).
A ilusão é tão orquestrada que a nossa geração comente o mesmo erro dos fariseus, vivem procurado a salvação por méritos e ações de benevolência. Nossa geração se aperfeiçoou no erro de buscar a Cristo entre os que falam em dinheiro e só desejam a prosperidade material. Porem a bíblia alerta: “Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2:5). Estes lugares que apenas desejam a prosperidade e fazem dela a sua meta e assim como a sua razão de vida jamais encontraram Jesus vivo e ressurreto, estarão sempre com o Cristo morto em seus braços.
Enquanto o mestre Cristo Jesus, nos ensina a servir, os dogmas religiosos dizem que servir é coisa de derrotado. Esse pensar moderno é exatamente o que Cristo classificou de hipocrisia.
Como mudar esse quadro, em que o cristianismo não representa mais o Cristo vivo e ressurreto? A resposta está no livro do evangelista Mateus “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Mt 6:33).
Abrir mão das ilusões que a riqueza traz é o primeiro passo. É exatamente o que tem levado multidões as igrejas, esse desejo traiçoeiro de ser rico e abastado.
O segundo passo é reeducar a fé cristã, mostrado os exemplos bíblicos, como: Jesus, mesmo sendo Deus, optou em nascer em uma família humilde. Entrou em Jerusalém montado num jumentinho e não numa carruagem de fogo. Lavou os pés dos discípulos como sinal de humilde e da boa atitude do servo.
Entretanto, devemos ter cuidado com as mensagens de certos pregadores, que anunciam aos berros que todos os cristão nasceram para vencer, numa total deturpação da genuína palavra de Deus.
Portanto, meus queridos e amados irmãos em Cristo Jesus, a igreja nos primeiros séculos não tinha prata nem ouro, no entanto tinha o poder do Espírito Santo… levante-te e anda. Todavia a igreja atual é repleta de prata e ouro, porém não tem o poder do Espeito Santo para dizer: levante-te e anda.

FRASE DA SEMANA
“A igreja de Jesus, não é donataria de prata, nem de ouro, e suas salas não estão cheias de troféus. Entretanto ela é revestida de pureza e de santidade, e os seus olhos estão fixos no céus”. Teólogo Ricardo Alfredo

POVO DE ABRAÃO (ISRAEL), PROFUNDAMENTE ANGUSTIADO COM MEDIDAS DA ONU

O Conselho de Segurança da ONU, decidiu no dia 23 de dezembro o fim da construção de assentamentos israelenses. Essa ordem ou resolução deve ser comprida imediatamente.
A liderança da nação Israelita, enviou seu principal representa, O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para comunicar que não desejava enfrentar qualquer medida contrária a decisão porém, a nação de Israel tem as suas políticas de segurança. (Fonte: Exame)

EJAD 2017

PAPA LANÇA SUA POLÍTICA ECUMÊNICA AO NOMEIAR PASTOR PROTESTANTE COMO EDITOR DE JORNAL DA SANTA SÉ

Sem-Título-1

O papa Francisco nomeou, o pastor protestante Marcelo Figueroa, editor da edição semanal argentina do jornal Osservatore Romano, órgão oficioso da Santa Sé, que já tem uma versão em espanhol. Francisco, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, e Figueroa são amigos há mais de 15 anos e participaram de uma série de debates na TV sobre a Bíblia, em Buenos Aires, com o rabino Abraão Skorka, também amigo do papa.
Marcelo Figueroa adiantou que a edição argentina do Osservatore dará destaque à atuação e pronunciamentos de Francisco e dedicará atenção especial à presença da Igreja na América Latina, sem prejuízo dos temas e reportagens de interesse universal publicados pelo Osservatore diário. O movimento ecumênico merecerá cobertura ampla e constante.
“A ideia nasceu de um constante diálogo que tive com Francisco, como amigo. Nós queremos propagar o trabalho pastoral que Francisco vem fazendo, de modo que atinja toda a Argentina. Eu acredito que aqueles que quiserem ouvir a voz do papa, seguir seu trabalho pastoral, com alguns comentários adicionais, será enriquecido por nossa edição. Eu acredito que isso será bom para as almas de todos os argentinos, para seguir cuidadosamente aquele que hoje é o mais relevante líder espiritual”, adiantou Figueroa em entrevista sobre sua nova função. (Fonte: Estadão)

PENSAMENTO
“Quando a angústia e a tristeza invade seu coração, existe um acorde secreto que agrada o coração de Deus, e entre as lagrimas pode se suspirar um aleluia”. Teólogo: Ricardo Alfredo

RECONHECIMENTO

Sem-Título-1

Sebastião Vasconcelos dos Santos, sempre representou a honra, a grandeza, a serenidade, a capacidade de ser uma grande escritor. Homem simples, inteligente e generoso.
Foi ocupante da cadeira de n° 34 na AMOL (Academia Mossoroense de Letras). Exerceu várias funções em Mossoró e região. Deixa um legado, a sua fé e o seu amor pelo próximo.
Hoje tenho a honra de ocupar a sua cadeira de n° 34 na AMOL, cujo patrono é o genial ou gênio Abel Freire Coelho.
Sobre Dr. Sebastião publiquei essa simples plaqueta acima.

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Tribunal suíço decide que alunas muçulmanas devem ter aulas de natação junto com meninos
2- Chris Durán conta como abandonou a fama para servir a Deus
3- Advogado de defesa alega insanidade mental do agressor que esfaqueou Valdemiro Santiago
4- Mudança nos rumos da igreja: Lésbicas são escolhidas para serem pastoras de igreja batista histórica nos EUA
5- Autor de massacre racista em igreja nos EUA é condenado à morte
6- Desrespeito: Em vídeo, suposta pastora quebra imagem católica e diz que não se arrepende
7- Procissão do Nazareno Negro reúne 1,5 milhão de fiéis nas Filipinas
8- Missão Portas Abertas divulga Lista Mundial de Perseguição aos Cristãos 2017
9- Após ataque, Valdemiro pede R$ 8 milhões aos fiéis e diz que camisa ensanguentada está curando pessoas. (Fonte: folha gospel)

ISRAEL TEM UM CARRO PRONTO PARA VOAR EM 2020

Retirar pessoas de ambientes hostis ou permitir o acesso em segurança a forças militares poderão ser outras duas funções.
Depois de 15 anos de desenvolvimento, a empresa israelita Urban Aeronautics tem um carro voador pronto para transportar passageiros a partir de 2020.
O Cormorant, assim é designado este drone, pesa 1,5 toneladas e tem uma capacidade de transporte de até 500kg. Com uma velocidade máxima de 185km/h, estará à venda por 14 milhões de dólares (13,4 milhões de euros), adiantaram os responsáveis da empresa à Reuters.
A Urban Aeronautics acredita que este veículo também poderá ter outras utilizações, como retirar pessoas de ambientes hostis ou permitir o acesso em segurança a forças militares. “Imaginem que há uma bomba tóxica numa cidade. Este veículo pode chegar ao local, controlado remotamente, e descontaminar a área”, referiu Rafi Yoeli, fundador e CEO desta empresa.
Por ser um drone e não um helicóptero, o Cormorant poderá passar por entre os edifícios e debaixo dos fios elétricos.
O Cormorant aguarda neste momento a autorização da autoridade norte-americana da aviação (FAA), depois de os testes realizados em novembro terem mostrado algumas anomalias na recolha de dados dos sensores.
A empresa israelita deverá contar com vários concorrentes neste tipo de veículos: o fundador da Google Larry Page tem investido em empresas na área, a Uber quer carros voadores elétricos prontos em 2021, a Airbus quer começar a fazer os primeiros testes em 2017 e há ainda uma empresa eslovaca pronta para comercializar os primeiros carros voadores em 2018. (Fonte: MSN)

sem-titulo-1ff
Todas as sextas-feiras o programa Academia em Foco é transmitido pelo canal de TV da Câmara Municipal de Mossoró com reprise durante toda a semana. Este programa está sob coordenação da AMOL – Academia Mossoroense de Letras. Sendo os apresentadores, Geraldo Maia e Ricardo. Parabéns a Amol.

ACJUS ELEIÇÔES

Sem-Título-1

Com certeza a eleição da ACJUS terá candidato único, o competente Wellington Barreto que vem dando um banho de cultura no Rio Grande do Norte e nos ensinado a fazer cultura. Tenho a grata honra de ser seu amigo.

OUVINDO ÓPERAS
“Tenho a impressão que estou ouvindo as vozes dos anjos”. Ricardo Alfredo

MOMENTO DE REFLEXÃO
(A teologia viva)

REFLEXÃO

Neste últimos dias é cada vez mais perceptível que os conceitos de Deus é totalmente diferentes dos conceitos dos homens. O mais interessante neste processos de observação é que os homens, mulheres e crianças que são desprezíveis para a sociedade fazerem parte da família de Deus. Por isso Tiago escreve: “Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2:5).
Enquanto a soberba serve de colar para muitos. Deus procura homens e mulheres sensível ao seu amor e possuidores de coração humilde para fazer a sua obra e serem exemplos para o uma sociedade caótica e recheada de preconceitos absurdos e de abuso intoleráveis.
Tratando o lado material, aqueles que é pobre, que em suas angustias não tem onde se agarrar, pois não tem bens materiais, não é famoso, nem aceito nas rodas judiciárias, ou seja, não tem moeda de troca e não tem capacidade em seus próprios olhos para obter algum benefício, quando a mensagem da salvação chega a ele, logo compreender e aceita de bom grado.
Por outro, Deus não quer os abastados, mas os necessitados; não busca os sãos, mas os enfermos; não se impressiona com os sábios, pois quer os loucos. Ao escrever aos cristãos reunidos na cidade de Corinto, o apóstolo Paulo escreveu: “Pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele” (1 Co 1:26-29).
Portanto, devemos refletir bem quem somos diante de Deus para não sermos pego de surpresa em sua vida gloriosa.