Governador se compromete com reajuste de 7,64% para docentes da UERN
O Governador Robinson Faria se reuniu no final da manhã desta sexta-feira (13) com representantes da Diretoria da ADUERN e do movimento docente da universidade. A pauta foi composta basicamente por dois pontos: o auxílio saúde dos docentes e servidores da UERN e o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria.
Durante a reunião, a Diretoria da ADUERN apresentou as reivindicações referentes à reposição salarial da categoria, com dados atualizados mostrando a defasagem nos salários dos/as docentes da instituição em 2017.
O Governador reconheceu a legitimidade do pleito, mais especificamente a concessão de um reajuste referente à inflação acumulada desde o ano de 2016 que é de 7,64%. Entretanto, segundo o governador, esta decisão precisa ser amparada em um estudo técnico a ser feito pela Reitoria da UERN que aponte o impacto financeiro no orçamento da instituição.
A ADUERN reivindicou que, assim como foi aplicado aos professores da rede estadual, a reposição da inflação seja feita imediatamente, haja vista a defasagem salarial vivida pela categoria em decorrência do descumprimento de acordo firmado pelo Governo ainda em 2012.
Ficou acordado que nos próximos dias a administração da universidade deverá preparar este documento e enviar ao Governador. em seguida, haverá mais uma reunião entre o sindicato e o governo para se discutir a sua implementação.
A comissão docente também afirmou que a negociação entre o governo e a Aduern pela efetiva implementação do PCS vai continuar pois a correção salarial não está vinculada apenas a este reajuste hoje reivindicado.
A reunião entre ADUERN e Governo do Estado acontece após um ano de tentativas frustradas onde a associação docente enviou para a casa civil oito ofícios solicitando audiência com o governo. De acordo com Robinson Faria, a morosidade em atender a esta reivindicação foi causada por uma série de desencontros, inclusive chegou a afirmar que não foi informado por seus assessores dos inúmeros ofícios enviados pelo sindicato à Governadoria.
A diretoria da ADUERN e os docentes que representaram a base da categoria avaliaram positivamente a reunião, bem como os encaminhamentos acordados.