Secretaria de Desenvolvimento Econômico articula parcerias para capacitar mão de obra
Como forma de impulsionar a economia no município de Mossoró, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo está buscando parcerias no sentido da realização de cursos para qualificação de mão de obra.
O secretário da pasta, Lahyre Neto, explicou que quando esta gestão assumiu a Prefeitura, encontrou a Secretaria sem nenhum curso sendo oferecido para a população. Em 2016 o município registrou uma perda de mais de três mil postos de trabalho, cenário estabelecido pela crise e pela falta de novas oportunidades para integração da mão de obra no mercado.
“Já conversamos com algumas empresas, como o Sebrae, o BNB, o pessoal da Rota das Falésias, da Furna Feia, no sentido de realizar capacitações, gerar empregos, impulsionar o turismo”, destacou.
Segundo Lahyre, a Secretaria está fazendo um levantamento da necessidade de mão de obra local.
“O problema é que a cidade confiou muito no petróleo e quando a crise na Petrobras chegou, vários empregos foram prejudicados. Temos que ver a necessidade do Município, pois não adianta oferecer curso de cabeleireiro se a demanda pedir manicure, por exemplo”, continuou.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as áreas que mais demitiram em Mossoró no ano de 2016 foram: construção civil e petrolífera.