Prefeitura de Mossoró lança edição 2017 do Programa Semear

A prefeita Rosalba Ciarlini decidiu implementar o Programa Semear, suspenso na administração anterior por conta do descumprimento de contratos da Prefeitura Municipal de Mossoró com a Petrobrás. Em reunião com representantes da Zona Rural e Assentamentos, do Banco do Nordeste do Brasil e Emater a prefeita anunciou o retorno do programa. A proposta é fornecer óleo diesel aos agricultores, para ser utilizado nos tratores que farão o corte de terra para o plantio.

O Programa Semear foi criado durante o governo Rosalba Ciarlini, em 1998, e este ano deve beneficiar cerca de quatro mil agricultores em Mossoró, juntamente com a distribuição de sementes que é feita pela Emater. A Prefeitura está doando R$ 200 mil, de recursos próprios, transformados em óleo diesel que irá abastecer os tratores e máquinas, sendo este distribuído de forma equitativa.

A secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Katherine Bezerra, afirmou que os trabalhadores rurais já podem procurar os tratoristas e destacou a novidade da comissão fiscalizadora para a utilização do combustível. “É um esforço grande da Prefeitura arcar com o custo, sem a parceria com a Petrobras, mas vamos inclusive disponibilizar uma equipe para fiscalizar o uso do óleo, para que ele seja utilizado de forma a beneficiar o agricultor no corte da terra”.