Notas da Redação

CÂMARA
Em sua primeira mensagem encaminhada à Câmara Municipal, a prefeita Rosalba Ciarlini obteve a unanimidade dos votos dos 19 vereadores que atenderam à convocação extraordinária que aprovaram o reajuste dos professores da rede municipal de ensino.

ACORDO
Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário que as bancadas de oposição e de situação fizessem um acordo, dispensando o trâmite do projeto de lei para que ele fosse aprovado. Sexta-feira os professores receberão seus salários com esse reajuste, retroativo ao mês de janeiro de 2017.

ASSEMBLEIA
Em Natal, os deputados estaduais aprovarão esta manhã, em plenário, o projeto de reajuste dos salários básicos dos professores do quadro funcional da Secretaria Estadual de Educação e Cultura encaminhado pelo governador do Estado.

ENTREVISTA
Rosalba concedeu longa entrevista ao programa Observador Político, ontem, onda falou da satisfação com os resultados obtidos em seus pouco mais de 50 dias de administração. Com mais de 100 participações, o programa foi apresentado na TV Mossoró, em cadeias com as emissoras de rádio RPC e FM93.

ISOLDA
A vereadora Isolda Dantas, do PT, foi confirmada como líder da bancada da oposição. Assumindo o mandato pela primeira vez, a líder petista é bem articulada e foi reconhecida como o melhor nome para liderar a bancada oposicionista.

ELVIRO

Elviro Rebouças

O economista Elviro Rebouças assume, hoje, a presidência do Instituto de Previdência de Mossoró, Previ-Mossoró. A posse acontecerá às 10`00 horas, em solenidade no Palácio da Resistência. Elviro, além da competência, é amigo pessoal do casal Carlos e Rosalba.

CAERN
Embora o governador Robinson Faria, que se encontra na China, tenha afirmado que a CAERN não será privatizada, as exigências do governo federal para a ajuda financeira solicitada pelos Estados passa por medidas como privatizações dessa ordem e reajuste das contribuições previdenciárias.

CONTRAPRATIDA
Ontem mesmo, o presidente Michel Temer disse que só terá condições de ajudar na recuperação financeira dos Estados se houver contrapartidas dos governos locais. Com o Rio Grande do Norte não será diferente. Até mesmo a concessão de aumento ao funcionalismo corre risco.

SABATINA
Depois de quase 12 horas de debate, o ex-ministro da Justiça, Alexandre Moraes foi aprovado pela CCJ do Senado para o STF por19 votos a favor e 7 contrários. Hoje, a votação final acontecerá no plenário da Casa e, sendo aprovado, será nomeado pelo presidente Michel Temer para o cargo.

GLEISE
A senadora Gleisi Hoffmann se declarou impedida de votar por ser ré na Operação Lava Jato, que tramita no STF. A intenção, segundo a senadora, era que outros parlamentares investigados também se abstivessem, o que não ocorreu.

LULA
Como estratégia para fortalecer o nome de Lula como candidato a presidente da República o partido dos trabalhadores determinou que seus diretórios estaduais massifiquem seu nome nas propagandas de TV durante o primeiro semestre. Quer um discurso que fale mais do futuro.

AUMENTOS
O brasileiro inicia 2017 com dois anúncios de aumento que dificultarão mais sua sobrevivência. O primeiro deles é na área de energia elétrica, em torno de 7,5%. O segundo é nos medicamentos, que subiu 12,5% no ano passado e deverá ser reajustado em 5% , a partir de maio.

ENQUADRAMENTO
A Câmara dos Deputados aprovou projeto em que a divulgação de “nudes” sem consentimento pode passar a ser crime enquadrado na Lei Maria da Penha. Reconhece como forma de violência doméstica e familiar a violação da intimidade da mulher. O projeto ainda será votado no Senado.

QUEIXAS
O presidente Temer tem reclamado a amigos a pressão recebida pelo seu partido, o PMDB, nas indicações do novo ministro da Justiça e na indicação do ministro do STF em substituição a Teori Zavaski. Para ele, as indicações passam por contextos que não estão sendo entendidos pelo partido.