Telescópio da NASA revela o maior lote de planetas da Terra-Tamanho, Habitable-Zona em torno da única estrela
A Agência Espacial Americana, NASA, comunicou, nesta quarta-feira (22) a descoberta de novo sistema solar, o primeiro de sete planetas do tamanho da Terra, em torno de uma única estrela. De acordo com a agência americana, três deles estão em uma zona habitável, onde é possível haver água e, consequentemente, vida.
A descoberta estabelece um novo recorde para o maior número de planetas de zonas habitáveis encontrados em torno de uma única estrela fora do nosso sistema solar. Todos esses sete planetas poderiam ter água líquida – chave para a vida como a conhecemos – sob as condições atmosféricas corretas, mas as chances são maiores com os três na zona habitável.
O sistema planetário descoberto é muito parecido com a Terra, inclusive com o planeta mais próximo ao seu sol levar um dia para completar uma órbita enquanto mais distante leva 12 dias. Um dos fatos mais importantes foi o de poder observar pela primeira vez a atmosfera de um dos planetas, importante passo para estudos fundamentais da existência de vida fora do nosso Sistema Solar.
Os planetas orbitam em torno da estrela Trappist-1 e a Nasa admite que os mais próximos a essa estreça deve, ser quentes demais para a existência de água. Os mais distantes podem ter oceanos congelados.
Assessoria NASA