Vereador alerta para crescimento desordenado de Mossoró
No ano em que o Plano Diretor de Mossoró supera uma década de vigência, o vereador Professor Francisco Carlos (PP) defende revisão do instrumento, a fim de atualizá-lo à realidade do município.
Nesta terça-feira, 7, o parlamentar requereu à Prefeitura, na Câmara Municipal, realização da 2ª edição do Congresso da Cidade, com objetivo de rediscutir o código.
“Como o Plano Diretor norteia a ocupação dos espaços no município e está em vigor há 11 anos, é necessária a sua atualização para evitar o crescimento desordenado da cidade. Até porque temos visto projetos habitacionais não condizentes com o planejamento previsto”, justifica Francisco Carlos.
O vereador, quando secretário municipal de Cidadania, participou ativamente da elaboração do Plano, que baseia o crescimento ordenado da cidade, definindo áreas onde devem ser construídas habitações e as ocupações irregulares, como favelas e construções em áreas de risco.
“Precisamos estabelecer uma discussão pública para corrigir e melhorar o Plano Diretor, já que se percebem sinais de crescimento desordenado fora dos limites do perímetro urbano de Mossoró”, observa Francisco Carlos, que está reforçando a necessidade de revisão, a qual já requerera em 2015.
Produtividade
Ainda na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, o vereador defendeu a retomada do projeto Câmara Todo o Dia, implantado na sua gestão na Presidência da Casa, em 2014, quando o plenário funcionava de segunda a sexta-feira, com sessões ordinárias, audiências, reunião de comissões etc.
Para Francisco Carlos, o Legislativo dispõe de demandas suficientes para retomada do projeto. “Sabemos que o trabalho do vereador não se resume às atividades de plenário, mas a ‘Câmara Todo o Dia’ ajuda em respostas mais rápidas às necessidades da população”, argumenta.