Reminiscências – Grêmio recreativo teve fase áurea nos festejos momescos
Chamou-nos atenção o período carnavalesco de Mossoró que durante décadas alicerçou uma fase notória para a sociedade Mossoroense.
No caso a inauguração da ADP, clube este que abrigou parte da sociedade, incentivando a outros clubes se inteirarem às questões sociais. No ano de 1959, foi uma fase decadente no clube Ipiranga, enquanto isso o Rei momo Mixico por motivo de luto na família não se apresentou nessa etapa, resultando a que surgisse novas entidades recreativas chamada de Grêmio Recreativo.
No ano de 1959 foi quando o clube Ipiranga promoveu apenas “vesperal” ocasião em que foram escolhidas fantasias infantis, onde as atrações foram Luiz, Carlos Trindade e Duarte Junior (Nero).
Nessa mesma época, 1959, os blocos de Ruas foram bem aceitos pelo povo, foi apresentação do folião Paulo Aires o destaque com seu bloco familiar, oitos filhos e senhora (empresária) vestida de palhaços. Porem pelo ano de 1960, o clube Ipiranga decide promover carnaval, depois de vencido um acordo entre os clubes da cidade, em estabelecer um calendário momesco.
O Ipiranga saiu à frente fazendo seu festejo, superando a ADP, contando inclusive com o Rei Mixico, o Cearense que fez sucesso nos carnavais Mossoroense. Pelo ano de 1961, resolve a ADP, assumir o sucesso do carnaval, levando o melhor sobre o clube Ipiranga. Conta-nos Lauro da Escóssia que a ADP virou a casaca como se dizem na gíria popular, muitos blocos apareceram para levar o sucesso ao novo clube.
As músicas de maior sucesso dominaram, como Cantareira, Pai Adão, Helena, Maria e Jardineira, também foi nesse período momesco que Maria Aparecida, moça da sociedade Mossoroense foi eleita Rainha. Os melhores blocos foram pele vermelha (rapazes) e as Erco- serás composto por mulheres.
O Grêmio Recreativo, clube também existente na cidade era mais para competir nos festejos. Porém a dominação carnavalesca pelos anos de 1962/63, coube à ADP, o absoluto sucesso, encantando a todos com festejos em seus salões durante os três dias festivos, por sinal nessa década os clubes eram bastante competitivo inclusive na politica partidária, era um tipo de competição que engradecia o momento recreativo.