Folclorista potiguar cumpre maratona em eventos que marcam o “Dia do Folclore”
No mês dedicado às comemorações envolvendo o folclore, um potiguar tem cumprido uma verdadeira maratona de eventos destinados a elevar os hábitos e costumes do imaginário popular.
Escritor, pesquisador, e folclorista, há mais de 40 anos, Gutemberg Costa iniciou as atividades em torno do Dia do Folclore, comemorado neste dia 22, em Natal, e após cumprir agenda em Mossoró, nesta terça-feira, seguirá rumo a Fortaleza (CE), onde participa como convidado do VIII Seminário Nacional de Folclore, numa programação que começa neste dia 24, e seguirá até o próximo sábado, 26.
“Em Mossoró participarei da programação elaborada pela Comissão Mossoroense de Folclore, que ocorrerá no Beco dos Artistas”, destaca Gutemberg Costa.
Em Fortaleza, o folclorista abordará as particularidade do folclore do Rio Grande do Norte, para especialistas do assunto de todo o País.
Pesquisador desde os 18 anos de idade, Gutemberg tem 25 livros publicados, e se configura como um dos principais ícones da pesquisa temática de todo o País.
“Comecei com 18 anos. Passei a me integrar com os folcloristas do Rio Grande do Norte e dei início a minha produção”, destaca Gutemberg Costa.
Um dos responsáveis por manter viva a tradição no estado onde nasceu o maior folclorista do Brasil, Câmara Cascudo, Gutemberg Costa afirma que há uma grande dificuldade para os pesquisadores que encontram-se ativos, mas que mesmo diante desta realidade, há uma renovação do quadro de folcloristas no Rio Grande do Norte.
“O folclorista é raça quase em extinção. O próprio Cascudo deixou poucos discípulos. É difícil repassar os ensinamentos. Mas tem surgido nomes novos. Tem surgido alguns nomes na pesquisa”, conclui.