Presidentes das Subseções da OAB RN emitem nota de apoio aos servidores da UERN

O colégio de presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do emitiu, na manhã desta sexta-feira, 24, nota de apoio em defesa da UERN e ao seu corpo de servidores – docentes e técnicos que estão em greve, reivindicando o pagamento dos seus salários.

Na nota as subseções ressaltam a importância da Universidade para a formação de um número significativo de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, ressalta a qualidade do curso de Direito e relembra que a defesa da instituição passa pelas condições de trabalho do seu material humano que são os seus servidores.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE APOIO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS SUBSEÇÕES DA OAB RN À UERN E AOS SEUS SEGMENTOS REPRESENTATIVOS

 

O colégio de presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte, por decisão unânime, vem a público manifestar o seu apoio em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ao seu corpo de servidores – docentes e técnicos – que neste momento, clamam pela dignidade do pagamento em atraso dos seus salários.

 

Consideramos inadmissível a maneira com que a UERN e seus servidores vêm sendo tratados o que não condiz com a grandeza e importância que esta instituição possui, contribuindo para o crescimento cultural, social e econômico do Estado e sendo responsável pela formação de milhares de profissionais de todo o RN e também de outros Estados do Brasil, tendo em vista a referência de qualidade que os cursos da UERN tem diante do país, qualidade esta construída ao longo dos seus mais de quarenta anos de atuação.

 

O curso de Direito da UERN esteve neste ano de 2017 mais uma vez, entre os dez melhores cursos do Brasil, recebendo o Selo OAB Recomenda. O Selo é o reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil para os melhores cursos do país. Grande parte dos advogados e advogadas do interior do Estado concluíram seu bacharelado nesta instituição.

 

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que promove atendimentos para pessoas de baixa renda, é outro serviço de grande relevância prestado pela instituição à comunidade potiguar, promovendo e garantindo o direito fundamental do acesso à justiça. Em Mossoró e Natal são inúmeros atendimentos realizados pelos estudantes. O trabalho que é desenvolvido na Prática Jurídica é fundamental, beneficiando centenas de famílias de baixa renda.

 

Portanto, compreendendo que a qualidade desta valiosa instituição passa principalmente por seu material humano, esperamos que o Governo do Rio Grande do Norte considere a importância da nossa instituição possa reabrir o dialogo e atenda os merecidos e justos pleitos de seus servidores que defendem o básico direito à remuneração, para que a Universidade possa prosseguir com as suas atividades.

 

Abaixo assinam:

 

Francisco Canindé Maia – Subseção OAB Mossoró

Danielle Sousa Vieira Diniz – Subseção OAB Assu

Marx Helder Pereira Fernandes – Subseção OAB Caicó

Rafael Diniz Andrade Cavalcante – Subseção OAB Currais Novos

Glaydson Soares da Silva – Subseção OAB Goianinha

Valéria Carvalho de Lucena – Subseção OAB Macau

Maria Lidiana Dias de Sousa – Subseção OAB Pau dos Ferros