Raro eclipse de ‘superlua azul de sangue’ amanhã, 31 de janeiro
Uma rara coincidência de fenômenos celestes ficará visível no céu de algumas partes do mundo nesta quarta-feira (31): um eclipse total lunar, uma superlua, lua azul e a chamada lua de sangue.
Acontecerá amnhã, 31 de janeiro, uma rara coincidência de fenômenos celestes. Em algumas partes do mundo, ficará visível no céu um eclipse total lunar, uma superlua, lua azul e a chamada lua de sangue.
Essa coincidência fará do 31 de janeiro um dia “especial”. “É a terceira de uma série de ‘superluas’, quando a Lua está mais perto da Terra em sua órbita – algo conhecido como perigeu – e cerca de 14% mais brilhante do que o normal”, diz comunicado da agência espacial americana.
“É também a segunda lua cheia do mês, (fenômeno) conhecido como ‘lua azul’. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, terá um aspecto avermelhado, algo conhecido como ‘lua de sangue’.”
No Brasil, somente será vista a superlua. Em quase toda América Latina e na maior parte da África e da Europa Ocidental também estão na zona que não conseguirá ver o eclipse, tanto pelo fuso horário quanto pela órbita terrestre.