Consumo responsável da água: conheça cinco maneiras de economizar
O Brasil concentra 12% da oferta de água doce do planeta. Contudo, a distribuição desigual desse recurso leva a situações de penúria em alguns locais onde esse bem é escasso. Segundo dados do Ministério da Integração, 901 municípios enfrentam crises hídricas no País.
Em algumas cidades, as prefeituras decretaram o racionamento de água para restabelecer o volume dos reservatórios. Por isso, moradores também tiveram de se adaptar para reduzir o gasto. Confira o que você pode fazer para contribuir com o consumo consciente.
- Usar redutores de pressão
Equipamentos conhecidos como aeradores diminuem em até 25% o gasto de água nas torneiras.
- Banhos mais rápidos
Cada minuto debaixo do chuveiro equivale a um gasto de 3 a 6 litros de água. Por isso, reduzir o tempo sob a água com o aparelho ligado gera economia. Em banhos de 5 minutos, a despesa é de 30 litros, enquanto que em chuveiradas de 20 minutos vão embora 120 litros.
- Fechar a torneira ao escovar os dentes
Fazer a higiene bucal com a torneira ligada equivale a desperdiçar 18 litros de água. Contudo, com o equipamento fechado, o consumo cai para 2 litros.
- Usar sanitários econômicos
Os vasos sanitários cujas caixas são acopladas ao equipamento gastam menos água nas descargas do que aqueles em que os dispositivos ficam na parede. A cada descarga, o consumo de água chega a 7 litros.
- Mudar hábitos de lavar a louça
Abrir e fechar a torneira na hora de limpar a louça gera uma economia de quase 140 litros de água. Desse modo, a recomendação é retirar os resíduos sólidos dos utensílios com toalha ou papel e deixá-los de molho no detergente para soltar a sujeira e facilitar o enxágue.