RENATO COSTA – Wilson Bezerra
E por falar em nomes da terra, pessoas ilustres que plantaram em seu chão semiárido trabalho edificante na sociedade, porque não nos lembrarmos de Renato de Araújo Costa, empresário bem-sucedido no ramo salineiro, entre outras mais atividades capitalistas, que abrangeu destacado patrimônio.
Homem de caráter ilibado, conhecido em todos os ramos sociais como Renato Costa e respeitado por todos pela forma cordial como tratava as pessoas, qualquer que fosse sua natureza econômica ou política, com verdadeiro sentimento afetivo.
Nascido no dia 03 de dezembro de 1917, filho de Antônio de Araújo Costa, influente comerciante na cidade, figura de tradicional nome mossoroense, conhecido nos quatro cantos da cidade como Costinha de Horácio, este matrimoniado com Maria Mavignier de Noronha Costa, formando o casal genitores do Renato Costa e outros rebentos.
Decerto empresário bem-sucedido no ramo salineiro, teve Renato Costa participação em atividades com outros empreendimentos, a exemplo da Comunicação, capitaneando um memorial com pessoas interessadas na fundação da primeira emissora de rádio em Mossoró, a Rádio Difusora de Mossoró, até os dias de hoje prestando relevantes serviços à comunicação norte-rio-grandense.
Como muito bem descreveu o professor Raimundo Nonato em seu livro “Gerações do Meu Tempo”, onde qualificava Renato de Araújo Costa como uma figura bastante conceituada na sociedade, cercado de amigos da sociedade não só de Mossoró, como do Estado, que o engrandecia prioritariamente como uma figura de significativa importância na coletividade.
Ele viveu numa época de celebridades econômicas, políticas e sociais, como Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, Camilo Paula, J.P. Borges, este último renomado empresário, que por sua natureza eficaz fizeram a história econômica da região.
Renato Costa não era um intelectual, estudou no Ginásio Diocesano e no Grupo Escolar 30 de Setembro, mas conquistou o conhecimento suficiente para se tornar um abnegado leitor dos melhores autores literários e por esta razão equipou com a mestria possível uma biblioteca que mereceu os aplausos de quem a conheceu e reforçou penhoradamente sua capacidade de conhecimento possível para enfrentar desempenho profissional.