Mossoró passará a contar com mais 100 leitos hospitalares exclusivos para o novo coronavírus
O município de Mossoró, através de parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado, Ministério Público e Justiça Federal, com gestão pela APAMIM, vai abrir 100 leitos hospitalares para combater exclusivamente o novo coronavírus. Desse total, 35 são leitos de UTI e 65 leitos de retaguarda clínico. Com esse novos leitos, somados aos 39 que estão sendo abertos na UPA do Belo Horizonte, o Município passará a contar com 139 leitos dedicados à covid-19.
Os 100 novos leitos vão funcionar no Hospital São Luiz. O investimento em conjunto pelas entidades no arrendamento do hospital chega a 260 mil por mês, inicialmente por um período de quatro meses.
A Prefeitura também solicitou a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde. Com isso, quando aprovado o processo, os valores serão pagos a partir da produção, com recursos destinados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde. O custeio com a produção pode chegar a até R$ 4 milhões, com investimento do Governo Federal.
A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou que os novos leitos vão reforçar o trabalho que a Prefeitura de Mossoró vem desempenhando na cidade. “Esses novos leitos chegam em uma boa hora para somar ao trabalho que a Secretaria de Saúde já vem desempenhando na cidade. Atualmente nenhuma pessoa que faleceu pela covid-19 na cidade foi por falta de leito, mas por complicações da doença em si. Mas estamos nos prevenindo com a abertura desses novos 100 leitos.”, disse a secretária.
Os leitos devem passar a funcionar nas próximas semanas.
A iniciativa integra uma série de ações da Prefeitura voltadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Prefeitura de Mossoró