Trabalhadores da coleta de lixo suspendem atividades devido a atraso salarial
Trabalhadores da limpeza e coleta de lixo das ruas contratados pela empresa Sanepav iniciaram paralisação de atividades nesta terça-feira, 12, devido ao atraso no pagamento dos salários, que deveria ter sido realizado na terça-feira passada, 5. Os servidores reclamam ainda de problemas como falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Entregamos a autuação de paralisação à empresa ontem, 11. Fizemos assembleia e optamos por suspender os serviços até que os salários sejam regularizados. Não vamos permitir que façam conosco o que fazem com os terceirizados de outros setores, que estão há seis meses sem receber, isso é trabalho escravo”, disse a representante do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza (Sindlimp/RN), Vivian Valentim.
De acordo com a representante do Sindilimp, são, em média, 220 trabalhadores da limpeza urbana em paralisação no município. Ela informa que a Sanepav anunciou que pagaria os salários ainda nesta terça-feira, 12, mas os servidores optaram por manter a suspensão da coleta de lixo nas ruas até que seja confirmado o depósito do dinheiro nas contas.
Os trabalhadores denunciam ainda irregularidades cometidas pela Sanepav como a não concessão de horário de almoço para os servidores, não pagamento por parte das horas-extras trabalhadas e a coleta incorreta de lixo hospitalar.
“Trabalhamos 8h seguidas, sem direito a parada para almoço e a empresa não providencia comida. Além disso, recolhemos o lixo hospitalar junto com o lixo domiciliar, o que é incorreto, pois o lixo dos hospitais contém agulhas infectadas e até mesmo pedaços de humanos, o que é um risco para nós e exige uma equipe com treinamento, veículo e equipamentos específicos”, afirma um trabalhador que não quis se identificar.
A equipe do jornal O Mossoroense esteve na Sanepav e procurou a direção para falar sobre as denúncias dos trabalhadores, mas nenhum representante da empresa foi localizado.