Prefeitura divulga número de vacinação em animais e define meta até fim do mês
Em Mossoró, segundo informações de sua assessoria de comunicação, 28.049 animais, entre cães e gatos, foram vacinados contra a raiva desde o dia 16 de novembro do ano passado, quando foi iniciada a campanha de combate à doença. O total de imunizações representa 69,05% de cobertura vacinal. O objetivo da Coordenadoria da Unidade de Endemias é atingir a meta do Ministério da Saúde, estabelecida em 80%, até o dia 30 deste mês, data de encerramento da campanha.
Dados específicos apontam que 19.920 cães e 8.129 gatos foram vacinados na cidade. Para ampliar o índice de imunização, o Centro de Zoonoses segue trabalhando na aplicação e distribuição da vacina, de segunda a sexta, das 7h às 11h, no Centro Administrativo, localizado, na Rua Pedro Alves Cabral, s/n, Aeroporto. O combate também é reforçado pelos agentes de endemias que estão atuando na periferia e zona rural, a fim de garantir que os animais sejam protegidos. “Os donos devem imunizar os animais contra a raiva, visto que é uma doença fatal”, alerta Karla Cartaxo, coordenadora de unidade de endemias. A doença pode ser transmitida para cães e gatos através da picada de morcegos, que carregam o vírus.
A raiva é quase 100% fatal em seres humanos e animais. Em humanos, a infecção pela doença acontece por meio de mordeduras e arranhaduras causadas por cães e gatos. Por isso, devido à proximidade com os seres humanos, os cuidados com os animais domésticos devem ser redobrados. “Em caso de alguém ser mordido ou arranhado por um animal, recomendamos se dirigir para uma Unidade Básica de Saúde da cidade ou para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Alto de São Manoel, a fim de receber a vacinação antirrábica para humanos”, completa Karla. (Informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Mossoró).