Homologação do concurso para juiz deverá ocorrer na próxima quarta-feira
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), desembargador Claudio Santos, anunciou, na manhã desta quinta-feira, 21, que a homologação do resultado do concurso para ingresso na magistratura do RN deve ocorrer na próxima quarta-feira, 27. A data foi divulgada durante visita de cortesia, feita por uma comissão dos aprovados no processo seletivo, que contou inicialmente, com 4.462 candidatos inscritos.
A comissão foi recebida no gabinete da Presidência do TJRN e contou com a participação dos juízes auxiliares da Corte potiguar, Ticiana Nobre e Seráphico da Nóbrega, que enfatizaram a necessidade e a importância do reforço no quadro de juízes no Estado. Para o presidente do TJRN, o judiciário terá todo o empenho, em harmonia com as outras Cortes e órgãos, para realizar a convocação dos 40 aprovados iniciais.
Atualmente, a Justiça Estadual enfrenta um déficit de 100 magistrados e 30 das 65 comarcas no RN se encontram sem um juiz titular. O concurso para ingresso na magistratura do RN ofereceu 40 vagas para o cargo de juiz de Direito substituto.
Segundo dados da Presidência da Corte, a necessidade é urgente e se justifica, por exemplo, na realidade das Câmaras Cíveis do TJRN, as quais registram uma demanda mensal que chega a uma média de 800 processos por mês. Os membros da comissão de aprovados se mostraram satisfeitos com a confirmação da homologação. A data para nomeações ainda não está definida.