Campanha “Adote Obras da Coleção Mossoroense” distribui livros gratuitamente
A "adoção" das obras pode feita por agendamento no WhatsApp (84) 98686-0520.
Com objetivo de promover a leitura, a campanha “Adote Obras da Coleção Mossoroense” iniciou a distribuição gratuita de exemplares de livros a leitores mossoroenses e de outras cidades poderão que adotar obras literárias de várias temáticas sobre a história de Mossoró e de municípios do Rio Grande do Norte.
Serão distribuídos em torno de 2 mil exemplares excedentes do acervo da Coleção. A iniciativa é da Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora do selo editorial que já ultrapassa os cinco mil títulos e sete décadas de atuação.
De acordo com Eriberto Monteiro, colaborador da Fundação, a campanha surgiu da necessidade da entidade em organizar o acervo e presentear a população com os livros excedentes publicados ao longo dos mais de 70 anos de existência da Coleção Mossoroense.
“A campanha nasceu a partir do momento em que a gente quis tornar o cidadão mossoroense, norte-rio-grandense e aqueles interessados guardiões da Coleção igualmente a Fundação. Então, estamos disponibilizando as obras em estoque para que essas pessoas tenham acesso, conheçam a história de Mossoró, conheçam a história do Rio Grande do Norte através das páginas da Coleção Mossoroense”, destacou Eriberto Monteiro.
Os interessados podem escolher as obras na sede da Fundação, localizada no 3º andar da Biblioteca Pública Municipal, na Praça da Redenção, no centro de Mossoró. Parte dos livros está disponível no hall de entrada da Biblioteca. A adoção das obras é feita por agendamento no WhatsApp (84) 98686-0520 em horário comercial ou por meio do sistema autoatendimento mediante as instruções adotadas durante a campanha, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
“A gente disponibiliza parte desse acervo no sistema de autoatendimento. Então, o interessado deve se deslocar até o local onde acomodamos o material e lá poderá escolher a obra do seu interesse. A pessoa vai escolher o material. A campanha Adote Obras da Coleção Mossoroense tem esse objetivo para que o interessado possa salvaguardar todo esse material. A gente não comercializa esse tipo de obra. A gente funciona das 8h às 17h30. Os interessados podem chegar neste horário e escolher. O que a gente solicita é que a pessoa faça a escolha conforme o seu critério de interesse, não levar qualquer obra. A gente não está limitando a quantidade, mas espera que cada um seja consciente e só leve o necessário para a sua pesquisa e seus estudos, o material do seu interesse”, orientou o colaborador.
A campanha Adote Obras da Coleção Mossoroense tem atingido diversas localidades do Rio Grande do Norte e conta com participação de leitores de outros estados. O funcionário público, escritor e pesquisador Edilson Segundo também é voluntário da campanha. Ele atua na organização do acervo que poderá ser adotado pelos leitores. Para o voluntário, a iniciativa de promover o acesso às obras da Coleção Mossoroense é importante.
“Acho bastante louvável porque a Coleção Mossoroense é um dos patrimônios da cidade e infelizmente poucas pessoas daqui de Mossoró sabem o real valor da Coleção. Por essa razão, eu acredito que seja um estímulo à leitura que com o passar dos anos vem sempre diminuindo. Acho essa iniciativa bastante válida justamente por conta disso”, ressaltou Edilson Segundo.