Moradores do Dom Jaime Câmara poderão trocar lampadas convencionais pelas de LED

A ação faz parte do projeto Energia com Cidadania, promovido pela Cosern, e estará disponível para a população até o próximo sábado, 18.

Até o próximo sábado, 18, os moradores do conjunto Dom Jaime Câmara, em Mossoró, poderão realizar a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, de forma gratuita, por meio do projeto “Energia com Cidadania” da Neoenergia Cosern.

A carreta do projeto está em Mossoró desde a semana passada e já beneficiou os moradores do bairro Aeroporto. No conjunto Dom Jaime Câmara, a carreta do projeto ficará estacionada na Rua Iêda Rodrigues Rocha, atendendo a população de 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Aneel, e é mais uma iniciativa da distribuidora para incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.

“Nesse período em que estamos saindo de uma pandemia, o projeto Energia com Cidadania é extremamente apropriado para ajudar na redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca de lâmpadas e fomentar ações de sustentabilidade como a descarbonização”, ressalta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

De janeiro a outubro, a Neoenergia Cosern realizou a troca de 72.016 lâmpadas ineficientes por LED de 16.080 famílias em 88 municípios do Rio Grande do Norte. Em outra frente, a concessionária realizou a substituição de 68.605 lâmpadas ineficientes por LED em 638 prédios públicos, assistenciais e filantrópicos do estado em 2021.

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental.

O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

Deixe um comentário