Ubam discute alternativas para conter ataques a agências bancárias
A União Brasileira de Municípios (Ubam) reuniu prefeitos e dirigentes de consórcios para discutir uma alternativa para conter os constantes ataques a agências bancárias no Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi proposta a criação de conselhos municipais de segurança pública, que se encarregará de definir estratégias para otimizar a segurança nas unidades bancárias, em especial no interior do estado.
Os prefeitos propõem ainda uma audiência com o governador Robinson Faria (PSD) e com os superintendentes do Banco do Brasil, Banco Santander, Banco do Nordeste (BNB), Correios, Bradesco e Caixa. A Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn) também será convidada a participar da audiência.
Segundo o presidente da (Ubam), Leonardo Santana, é preciso formar uma grande parceria com o Governo do Estado, Federação dos Bancos, Sindicato dos Bancários, para que sejam tomadas medidas preventivas, a fim de evitar o fechamento de várias agencias bancárias no interior.
“Hoje dezenas de municípios poderão ficar sem agências bancárias, se não forem tomadas medidas enérgicas e urgentes, tendo em vista o clima de terror que assola as pequenas cidades no interior do Estado”, alerta o presidente.
Ele lembra que somente em janeiro deste ano as agencias do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Correios e BNB, localizados nos municípios de Afonso Bezerra, Boa Saúde, Equador, Rafael Fernandes, Umarizal e Tangará, foram atacadas por criminosos.