Registro de casos suspeitos de microcefalia no RN sobe para 318
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira, 17, novo boletim sobre os casos de microcefalia em todo o país. O governo federal e os estados investigam 3.935 casos suspeitos de microcefalia.
No Rio Grande do Norte, houve um aumento no número de casos notificados, subindo de 287 para 318. Dos casos notificados, 70 foram confirmados a relação com o zika vírus, 20 foram descartados e 228 estão sob investigação.
No país, do total de registro, 508 casos já tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, sugestivos de infecção congênita. Outros 837 casos notificados já foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. Amapá e Amazonas são os únicos estados da federação que não tem nenhum registro de casos.
Os 508 casos confirmados ocorreram em 203 municípios, localizados em 13 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
No total, foram notificados 108 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento ou natimorto).
Destes, 27 foram investigados e confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 70 continuam em investigação e 11 já foram descartados. Ao todo, 5.280 casos suspeitos de microcefalia foram registrados desde o início das investigações em 22 de outubro de 2015 até 13 de fevereiro de 2016.