Secretário de Saúde sugere que se evite matrícula nas escolas de Natal de quem não tiver se vacinado

Com números de vacinação ainda abaixo do esperado, assim como acontece em outras capitais do Brasil, a Prefeitura de Natal está buscando alternativas para garantir que crianças sejam “incentivadas” a se vacinar. E dentro dessa situação, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, até sugere que aqueles que não tiverem o esquema vacinal completo, não consigam se matricular em escolas da rede de ensino.

A sugestão foi dada durante entrevista a InterTV Cabugi na manhã desta quinta-feira (15). George Antunes não afirmou se isso valeria apenas para a rede de ensino municipal, mas isso seria mais lógico.

“Já estamos em fase de treinamento de alguns profissionais da educação, para que eles possam fazer a leitura correta do cartão de vacinação e poderem identificar quais são as vacinas que não estão completas, e evitar, se for possível, até que essas pessoas se matriculem sem o devido cartão vacinal completo”, explicou.

Vale lembrar que a Prefeitura, para combater o percentual de crianças que não se imunizaram, tem feito a busca ativa de crianças com o objetivo de vaciná-las, principalmente, contra a pólio.

“Estamos fazendo um movimento nas escolas para ver se conseguimos vacinar o maior número possível de crianças. Pedimos aos pais que autorizem quando mandamos aquele documento para vacinação de crianças”, acrescentou.

Caderneta Vacinal

Dentro da agenda do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Natal também está previsto o lançamento do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal. A solenidade será nesta quinta-feira (15), também no estacionamento do Shopping Via Direta, onde existe uma sala de vacina do município.

O objetivo é convocar pais e responsáveis para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. Com a ação, espera-se avançar na ampliação da cobertura vacinal, mantendo o país livre da Poliomielite e protegendo a população de doenças imunopreveníveis.

A SMS Natal disponibiliza na sala de vacina do Via Direta, as vacinas contra a Poliomielite VIP e VOP; Meningocócica ACWY e C (meningite); Covid -19; Influenza; HPV; Tríplice Viral; Febre Amarela; Varicela e Pentavalente, que estarão disponíveis para a população alvo.

96FM Natal

Deixe um comentário