Neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, nomeada para assumir a Funarte

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (7) a nomeação de Maria Marighella, que é atriz, produtora e neta do guerrilheiro Carlos Marighella, para comandar a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O documento foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Maria Marighella nasceu em Salvador no dia 16 de janeiro de 1976. Ela é atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Após filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em 2020, ganhou as eleições daquele ano e foi eleita vereadora da capital baiana, com 4.837 votos.

Ela já foi coordenadora do Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além disso, passou pela Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Ao todo, ela possui mais de dez anos de experiência na gestão de políticas culturais.

Maria Marighella é ativista feminista e antirracista. Durante o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, defendeu pautas de cultura em um projeto que visava o desenvolvimento da capital baiana baseado na justiça social e o bem–estar de todas as pessoas na cidade.

Por conta de toda a sua bagagem, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a convidou para assumir a Funarte no início de janeiro.

Histórico familiar

Maria Marighella é neta de Carlos Marighella, um dos maiores símbolos da luta por democracia do País.

Ela nasceu durante o período ditatorial e o seu pai, Carlos Augusto Marighella, estava preso por causa de uma operação comandada pelo coronel Brilhante Ustra, que deteve dezenas de militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na Bahia.

IstoÉ

 

Deixe um comentário